[weglot_switcher]

Governo da Madeira não equaciona retoma I liga de futebol

O secretário regional da Saúde disse que “não sabia se será muito fácil, de facto, operacionalizar o reinício da liga de futebol em Portugal, mas vamos ver o que é que as entidades, que têm essa competência, vão decidir e aí o Governo terá uma palavra a dizer”.
  • Alessandro Bianchi/Reuters
28 Abril 2020, 12h06

O Governo da Madeira disse que nesta fase está focado no combate à pandemia do coronavírus covid-19 e que não equaciona para já qualquer medida face à eventual retoma da competição na I Liga de futebol, disse na passada segunda-feira, Pedro Ramos, secretário regional da Saúde.

“Não sei se será muito fácil, de facto, operacionalizar o reinício da liga de futebol em Portugal, mas vamos ver o que é que as entidades, que têm essa competência, vão decidir e aí o Governo terá uma palavra a dizer”, afirmou Pedro Ramos, em resposta à agência Lusa, numa videoconferência, no Funchal.

O Club Sport Marítimo é a única equipa madeirense na I Liga de futebol e, em caso de retoma da competição, a sua participação será dificultada pelas medidas de contenção impostas pelo executivo regional, de coligação PSD/CDS-PP.

Em março, o Governo decretou um período de quarentena obrigatória de 14 dias para todos os passageiros que desembarquem no Aeroporto Internacional da Madeira, residentes ou não residentes, limitando também a 100 o número de pessoas autorizadas a desembarcar por semana na região.

“Devo dizer que, neste momento, nem a Liga [Portuguesa de Futebol Profissional] nem a Federação [Portuguesa de Futebol] estão de acordo em relação a esta situação, julgo que até o sindicato dos jogadores tem uma opinião diferente, julgo que também há uma opinião diferente no que diz respeito à celebração do jogo da final da Taça de Portugal”, adiantou Pedro Ramos.

O governante sublinhou que há ainda “muitas incongruências” nas várias entidades envolvidas, vincando que o executivo está “focalizado no combate” à covid-19, quando o total de casos de infeção no arquipélago é de 86, já com 35 recuperados.

A I Liga de futebol foi suspensa em 12 de março devido à pandemia de covid-19, quando faltavam disputar 10 jornadas, com o Marítimo em 15.º lugar.

Nos Açores, também sob regime de quarentena obrigatória, o Santa Clara anunciou que quer disputar os restantes jogos do campeonato fora do arquipélago caso a I Liga de futebol retome a competição para proteger a “saúde dos açorianos” face à covid-19.

“O objetivo visa em primeiro lugar garantir a saúde dos açorianos e das açorianas, de forma a evitar cenários de contágio, tendo em perspetiva a questão da manutenção da quarentena obrigatória”, avançou à Lusa o presidente do clube, Rui Cordeiro.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 206 mil mortos e infetou quase três milhões de pessoas em 193 países e territórios.

Em Portugal, morreram 928 pessoas das 24.027 confirmadas como infetadas, e há 1.357 casos recuperados, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.

[frames-chart src=”https://s.frames.news/cards/parlamento-da-madeira-1/?locale=pt-PT&static” width=”300px” id=”1136″ slug=”parlamento-da-madeira-1″ thumbnail-url=”https://s.frames.news/cards/parlamento-da-madeira-1/thumbnail?version=1573662702424&locale=pt-PT&publisher=www.jornaleconomico.pt”]

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.