[weglot_switcher]

Governo diminui número de postos exclusivos a abastecimento prioritário

O ministro do Ambiente e da Transição Energética fez esta sexta-feira o último balanço da greve dos motoristas. João Pedro Matos Fernandes afirma que a “ordem tem sido mantida e sem qualquer violência”.
16 Agosto 2019, 12h49

O ministro do Ambiente e da Transição Energética anunciou esta sexta-feira que irá reduzir ainda esta tarde os postos da Rede de Emergência de Postos de Abastecimento (REPA) exclusiva – onde apenas os veículos prioritários podem abastecer – de 52 para 26, tornando, assim, acessíveis mais postos à generalidade da população.

João Pedro Matos Fernandes, que fez às 12h30 o mais recente balanço da greve dos motoristas, adiantou que estão onze equipas das Forças Armadas nas operações de reforço de abastecimento ao aeroporto e que 12 motoristas foram hoje notificados pela Guarda Nacional Republicada por não cumprirem a requisição civil, acabado por ir trabalhar normalmente após o aviso.

“A ordem tem sido mantida e sem qualquer violência”, disse João Pedro Matos Fernandes aos jornalistas. “É importante enaltecer o enorme civismo dos portugueses durante esta greve – têm tido um comportamento exemplar -, às forças de segurança e aos três ramos das Forças Armadas pela sua enorme disponibilidade e profissionalismo. Têm sido dias difíceis”, realçou o governante aos meios de comunicação social.

O ministro referiu também que os postos REPA exclusivos no país localizam-se sobretudo em zonas onde existe risco de incêndio. Em relação aos postos REPA normais, o stock continua a subir, com 63% de gasóleo e 45% de gasolina. No Algarve o stock é de 38% para a gasolina de 59% para o gasóleo, o que significa que os “valores são comparáveis aos do resto do país”, segundo o ministro do Ambiente, que se fez acompanhar neste briefing pelo secretário de Estado da Energia, João Galamba.

Notícia atualizada às 13h2o

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.