[weglot_switcher]

Praias com novas regras. Chapéus terão 3 metros de distância e vendedores usarão máscara

Pessoas que não façam parte do mesmo grupo terão de ter um distanciamento físico de 1,5 metros no areal. A época balnear abre no próximo dia 6 de junho.
15 Maio 2020, 18h43

O Governo aprovou esta sexta-feira, em Conselho de Ministros, a definição das regras para a utilização das praias em Portugal no próxima época balnear, que se aproxima. Se é adepto de jogos de futebol ou voleibol ainda não será este verão que o poderá fazer, porque as atividades desportivas com mais de duas pessoas estão interditas, assim como a utilização de gaivotas. A exceção são as aulas de surf e modalidades similares.

As praias abrem a 6 junho mas, a partir desse dia, terá de cumprir as obrigações estabelecidas: os chapéus terão de ter 3 metros de distância e terá de existir um distanciamento físico de 1,5 metros entre utentes que não façam parte do mesmo grupo. Se costuma alugar toldos, colmos e barracas, só o pode fazer (ou o seu grupo) durante um turno (manhã – até 13h30 – ou tarde – a partir das 14h). Depois, só podem estar no máximo cinco pessoas nesse espaço.

Depois da reunião entre os governantes, o primeiro-ministro assegurou que “nem a água das piscinas nem do mar constituem risco para saúde pública e a praia em si também não tem nenhum risco particular”. No entanto, António Costa disse que terá de ser “mantido distanciamento físico”, sublinhando que é “essencial que as pessoas saibam proteger-se mantendo na praia as normas de distanciamento físico e de etiqueta respiratória que seguimos no dia a dia”.

Em conferência de imprensa, o líder do Executivo reafirmou que as medidas básicas de higiene social devem ser cumpridas, nomeadamente tossir ou espirrar para um braço ou papel. “Vamos ter que ser os fiscais de nos próprios. Não é possível estar na praia com um polícia ao nosso lado. As praias são locais de lazer e para descansar na praia temos que estar em segurança. Se cumprimos as regras como temos feitos nestes meses, se tivermos a mesma disciplina na rua e na praia, todos poderemos gozar as férias na praia, respeitando os outros e a nós mesmos. cada um fiscaliza-se a si próprios”, frisou aos jornalistas.

Tal como havia sido noticiado, haverá um semáforo sobre a ocupação das praias. Assim, os banhistas poderão consultar informação online (na app Info Praia ou no website da APA) sobre a afluência e perceber se está baixa (verde), elevada (amarelo) ou plena (vermelho).

Quanto aos bares, são obrigados a fazer quatro limpezas por dia, a limitar a capacidade do estabelecimento – à semelhança do que irá acontecer com os restaurantes na próxima segunda-feira – e procurar reorganizar as esplanadas para garantir o distanciamento socia.. Os vendedores no areal, como os das bolas de Berlim, terão de utilizar máscara e viseira.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.