[weglot_switcher]

Governo diz que aumentou vacinas da gripe em 34% este ano

Marta Temido também destacou que Portugal conta “com cerca de dois milhões de vacinas para este período de vacinação contra a gripe sazonal, por outro lado, para além daquilo que foram as aquisições de vacinas pelo próprio Serviço Nacional de Saúde”.
  • Karoly Arvai/Reuters
19 Outubro 2020, 13h53

A ministra da Saúde, Marta Temido sublinhou os reforços quanto à vacina da gripe que inicia esta segunda-feira, 19 de outubro, a sua segunda fase de campanha.

“Este ano o Serviço Nacional de saúde viu reforçadas as aquisições de vacinas em 34%”, referiu Marta Temido destacando “contamos com cerca de dois milhões de vacinas para este período de vacinação contra a gripe sazonal, por outro lado, para além daquilo que foram as aquisições de vacinas pelo próprio Serviço Nacional de Saúde”.

Marta Temido explicou que “há também as aquisições de vacinas feitas pelas próprias farmácias comunitárias que continuarão a vacinar nos termos habituais de acordo com aquilo que são as suas práticas habituais”.

Em declarações aos jornalistas, a ministra da Saúde recordou que “este período que hoje se abre é especialmente dirigido à restante população de risco, ou seja aqueles que tenham algum critério que as considere elegíveis para a vacina e aqueles que têm uma idade superior a 65 anos”.

“Face às circunstâncias da pandemia, estamos a vacinar não só em unidades de serviço nacional de saúde, em unidades de saúde funcionais, cuidados primários, mas também as juntas de freguesia que pela primeira vez se associam a este processo”, assegurou a governante frisando que “também um conjunto de farmácias comunitárias se associaram ao Serviço Nacional de Saúde.

A campanha de vacinação do Serviço Nacional de Saúde arrancou em 28 de setembro, e quanto à vacinação, a 16 de outubro, a diretora Geral de Saúde, Graça Freitas, revelou a intenção de se “vacinar o mais depressa possível” e garantiu estar ” a fazer planeamento com as administrações regionais de saúde para, se for necessário, ampliar os pontos vacinação para outras estruturas da comunidade”, segundo a agência Lusa.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.