[weglot_switcher]

Governo diz que está a “obter esclarecimentos” sobre decisão da Galiza de considerar Portugal um país de alto risco

O ministério dos Negócios Estrangeiros diz que está a tentar apurar “todas as informações e esclarecimentos” sobre as “implicações práticas que acarreta no domínio das comunicações e trânsito entre Portugal e a Galiza”. O assunto vai ser abordado amanhã numa reunião, já prevista, entre o embaixador português em Espanha e o presidente da comunidade autónoma da Galiza.
28 Julho 2020, 12h41

O Governo português disse hoje que está a tentar obter esclarecimentos sobre a decisão das autoridades da Galiza de colocar Portugal entre os países de maior risco no âmbito da pandemia da Covid-19.

“O Ministério dos Negócios Estrangeiros [MNE] está a obter, pelos canais diplomáticos pertinentes, todas as informações e esclarecimentos necessários sobre os fundamentos e alcance desta decisão, designadamente sobre as implicações práticas que acarreta no domínio das comunicações e trânsito entre Portugal e a Galiza”, disse o MNE às questões colocadas pelo Jornal Económico.

Os viajantes que cheguem à Galiza com origem em Portugal têm 24 horas para comunicar os seus dados pessoais às autoridades de saúde, independentemente de residirem ou não nesta comunidade autónoma, segundo a decisão tomada esta terça-feira pelas autoridades da Galiza.

Desta forma, os viajantes têm duas formas para dar os seus dados às autoridades de saúde: através do preenchimento deste formulário ou através do telefone 881 00 20 21.

O ministério tutelado por Augusto Santos Silva avança que este assunto “será, naturalmente, abordado” na reunião, que já estava prevista, entre o embaixador de Portugal em Espanha, João Mira-Gomes, e o recém-eleito presidente da comunidade autónoma da Galiza Alberto Núñez Feijóo”.

O MNE também sublinha que “esta decisão, que é tomada ao nível regional, pela comunidade autónoma da Galiza, não implica restrições à mobilidade de pessoas entre Portugal e aquela região”.

Depois de Inglaterra, Portugal volta a ser colocado entre os países de risco, agora por uma comunidade autónoma da raia, com uma forte ligação social e económica com a região norte de Portugal.

A medida é válida para todos os “países e territórios cuja incidência acumulada de casos de Covid-19 por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias é 3,5 vezes superior à registada na comunidade autónoma da Galiza” a 23 de julho.

Segundo as autoridades regionais, a Galiza é a “segunda comunidade autónoma com menor incidência acumulada nos últimos 14 dias”, por isso é implementada esta medida para permitir realizar um “diagnóstico mais precoce de qualquer infeção pelos vírus, protegendo assim a saúde dos cidadãos”.

Espanha é o nono país a nível mundial com mais casos confirmados, 325.862 com 28.434 mortes, segundo o site Worldometers. Já a Galiza conta com 9.494 casos confirmados e um total de 619 mortes, de acordo com os dados compilados pela Google a partir de diversas fontes.

Caso tenham alguns sintomas, o paciente será acompanhado pelas autoridades sanitárias locais. “A atenção que se considere necessária pelos profissionais do Serviço Galego de Saúde, não terá custo para as pessoas que a precisem, incluindo a realização de testes de diagnóstico ou, se se justificar, dos respetivos tratamentos”.

Os estabelecimentos de alojamento turístico estão obrigados a informar os seus clientes “desta medida, assim como os responsáveis de agências de viagem, operadores turísticos, companhias de transporte aéreo ou marítimo e outros agentes similares ao início do processo de venda dos bilhetes. As empresas também deverão fazê-lo, que desloquem os seus trabalhadores por motivos laborais”.

As autoridades de saúde da Galiza dizem que esta lista será atualizada no espaço máximo de 15 dias.

 

https://jornaleconomico.pt/noticias/covid-19-portugal-considerado-pais-de-risco-pelo-governo-regional-da-galiza-618637

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.