[weglot_switcher]

Governo diz que “mantém o compromisso com o rigor e a disciplina das contas públicas”

As Finanças destacam que “os resultados da consolidação orçamental estão hoje ao serviço dos Portugueses”, num momento de emergência. Défice de 1,1% do PIB no primeiro trimestre já reflete o efeito da pandemia a partir de março, diz.
  • Ministro de Estado e das Finanças, João Leão
24 Junho 2020, 13h06

O Ministério das Finanças salienta que os dados revelados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) que apontam para um défice orçamental de 1,1% do PIB no primeiro trimestre refletem “o forte impacto” que a pandemia teve na economia portuguesa e garante estar empenhado no “rigor e a disciplina das contas públicas”.

“Depois de em 2019 ter atingido, pela primeira vez em democracia, um saldo excedentário (+0,2% do PIB), a estimativa reflete já o forte impacto que a pandemia da Covid-19 teve na evolução da economia portuguesa”, refere o ministério liderado por João Leão, em comunicado divulgado esta quarta-feira, sublinhando que “o efeito da pandemia a partir de março”.

As Finanças destacam que “os resultados da consolidação orçamental estão hoje ao serviço dos Portugueses, num momento de emergência nacional, decorrente da pandemia de Covid-19”.

“O Governo mantém o compromisso com o rigor e a disciplina das contas públicas que asseguram a melhor gestão financeira e orçamental para o País”, sublinha.

Segundo os dados divulgados pelo INE, Portugal registou um défice orçamental de 1,1% do PIB no primeiro trimestre, tendo atingido os -570,9 milhões de euros, tendo-se verificado um aumento da despesa total, de 4,3%, superior ao aumento da receita total, de 1,1%.

Ainda assim, o gabinete de João Leão salienta que “os dados refletem também as condições económicas e orçamentais sólidas de Portugal em 2019, que permitem que os Portugueses tenham hoje confiança na resposta aos desafios que se colocaram no primeiro trimestre do ano”.

https://jornaleconomico.pt/noticias/portugal-ja-teve-um-defice-de-11-no-primeiro-trimestre-604674

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.