[weglot_switcher]

Governo e Liga confirmam cinco testes-piloto com público nos estádios

Há mais dois jogos de futebol marcados com público, nos próximos dias 8 e 15 de outubro, que terão 10% da capacidade máxima dos estádios.
2 Outubro 2020, 17h44

O secretário de Estado Adjunto e da Saúde anunciou esta sexta-feira que haverá mais dois jogos de futebol da Liga com adeptos, que servirão para reavaliar a decisão de manter os adeptos fora das bancadas ou revertê-la, no âmbito de uma reunião entre a Liga de Clubes e o Governo para discutir o regresso do público aos estádios de futebol.

À parte o jogo do Santa Clara amanhã, com o Gil Vicente, os dois que servirão para os técnicos da DGS, Liga e Executivo testarem o modelo realizar-se-ão no dia 8 (entre o Académico de Viseu e Académica) e no 15 (o jogo entre o Feirense e o Chaves), com uma lotação de 10% do estádio.

“Nesta colaboração alinhámos uma resposta prudente e socialmente sustentada. É muito importante darmos continuidade às nossas decisões de uma forma sustentável e evitarmos as intermitentes. Vamos ter duas provas conceito, piloto”, referiu António Lacerda de Sales. “Garantidamente, um dia poderemos voltar à normalidade”, concluiu, em declarações transmitidas pelos canais de televisão.

O presidente da Liga apelidou a decisão de “uma grande conquista”. “Vamos começar o que numa fase inicial seria só para as regiões autónomas e será expandido para Portugal continental. No computo geral, diria que serão feitos cincos testes piloto para podermos testar as infraestruturas e os próprios clubes relativamente à integração gradativa do público”, disse Pedro Proença.

Os próximos jogos da seleção portuguesa já tinham tido ‘luz verde’ para receber público. “No jogo de preparação entre as seleções de Portugal e de Espanha, no próximo dia 7 de outubro, pelas 19:45, no Estádio Alvalade XXI, será autorizada a ocupação de 5% da lotação do estádio com público. No jogo oficial entre as seleções de Portugal e da Suécia, a contar para a Liga das Nações, no dia 14 de outubro, às 19:45, no Estádio Alvalade XXI, será autorizada a ocupação de 10% da lotação do estádio com público”, informou, no início desta semana, a Federação Portuguesa de Futebol.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.