[weglot_switcher]

Governo espanhol quer aumentar salário mínimo para mil euros mensais

O governo espanhol está a preparar um decreto para aprovar esta medida, naquele que poderá ser a terceira subida do salário mínimo no país desde a chegada de Pedro Sánchez ao poder.
3 Dezembro 2020, 10h11

O Governo espanhol pretende aumentar o salário mínimo nacional para os mil euros já no início de 2021, estando por isso a preparar um decreto para que a medida possa ser aprovada, informa o jornal “El Economista” esta quinta-feira, 3 de dezembro.

Embora o setor empresarial pense que esta não é a melhor altura para um novo aumento do salário mínimo devido à crise provocada pela pandemia da Covid-19, é necessário recordar que o governo espanhol comprometeu-se em colocar em 60% do salário médio em Espanha, o que implicaria a uma subida para os 1.200 euros por mês.

O secretário de Estado do Emprego e Economia Social, Joaquín Pérez Rey, afirmou na quarta-feira que o Governo vai reunir na próxima semana para que os parceiros sociais estabeleçam os seus critérios quanto ao aumento do salário mínimo interprofissional (SMI) para 2021. A intenção do executivo é ter o salário mínimo aprovado até ao final do ano para entrar logo em vigor em 2021.

Esta poderá ser a terceira vez que o salário mínimo espanhol é aumentado desde a chegada do primeiro ministro Pedro Sánchez. Em 2019 verificou-se uma subida de 22,3%, passando dos 735,9 euros brutos mensais para os 900 euros, seguindo-se um novo aumento no início deste ano para os 950 euros, um crescimento de 5,5%.

A confirmar-se um novo aumento, em apenas três anos o salário mínimo espanhol terá subido 33%.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.