[weglot_switcher]

Governo espera que preços altos da eletricidade comecem a descer a partir de março de 2022

O ministro das Finanças afastou a possibilidade de o crescimento económico previsto para 2022 vir a ser afetado pelo aumento do preço dos combustíveis e da eletricidade.
  • Cristina Bernardo
15 Outubro 2021, 12h15

O Governo espera que os elevados preços da eletricidade no mercado grossista ibérico – uma espécie de ‘supermercado’ onde os fornecedores compram energia para vender a empresas e famílias – comecem a recuar gradualmente a partir de março de 2022.

“Não é expectável que o preço da eletricidade no mercado grossista se mantenha muito tempo. A expetativa do mercado é que o preço do mercado grossista se reduza de forma substancial a partir da primavera, e em particular no verão, e por essa via ajudará a garantir a sustentabilidade nos próximos anos”, disse hoje o ministro das Finanças em declarações transmitidas pela “RTP3”.

“As indicações ao nível europeu é que isto esta associado a um problema num gasoduto de ligação à Rússia, o que faz que aumente o preço do gás no mercado europeu e por essa via o preço da eletricidade, e isso vai ter especial incidência onde a Europa consome muito gás e eletricidade”, destacou João Leão.

O  governante destacou que para as famílias “a perceção que temos do que a ERSE poderá decidir e que não há um agravamento do preço da eletricidade para as famílias”, afirmou, em referência à proposta tarifária no mercado regulado de energia para 2022 que será divulgada hoje pelo regulador.

Questionado pelos jornalistas se a meta de crescimento da economia (5,5%) está em risco com a subida dos preços dos combustíveis, da eletricidade e do gás natural, o ministro respondeu que a meta é “muito positiva” e que tem vindo a ser “confirmadas por outras entidades internacionais e independentes”.

“Estes crescimento vai permitir que Portugal atinga o nível mais alto de sempre de atividade económica, e superior ao nível pré-pandemia e isso é muito positivo. Claro que não deixa de ter desafios, colocados pelos preços das matérias primas e da energia, estamos a acompanhar com atenção essa evolução, tomamos medidas muito significativas na eletricidade para conter os aumentos dos preços “, afirmou.

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) divulga hoje a sua proposta para as tarifas da eletricidade no mercado regulado para 2022 com a decisão final a ser anunciada a 15 de dezembro.

A proposta vai ser divulgada num momento em que os preços têm disparado no mercado grossista ibérico devido à subida dos preços das licenças de CO2 e do gás natural.

A entidade liderada por Pedro Verdelho divulga a sua proposta depois de o Governo ter anunciado que está disponível uma almofada financeira no valor de 680 milhões de euros para impedir a subida da eletricidade regulada em 2022, que abrange mais de 900 mil famílias.

“Não haverá aumento do preço da eletricidade para consumidores domésticos em 2022 no mercado regulado, que representa 20% dos consumidores”, disse o ministro do Ambiente a 21 de setembro. Resta esperar agora pelo anúncio da ERSE para ver se a previsão do Governo está correta.

 

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.