[weglot_switcher]

Governo está a concluir negociações com a Embraer para a compra da aeronave KC-390

Azeredo Lopes confirmou a intenção de Portugal em comprar “pelo menos” cinco aeronaves KC-390 e de, eventualmente, um simulador de voo para instalação e operação em território nacional.
4 Junho 2018, 22h29

O ministro da Defesa, Azeredo Lopes, adiantou hoje que as negociações do Governo com a Embraer para a compra de aeronaves militares KC-390 estão na sua fase final.

“Estamos a concluir as negociações, se me pergunta uma data precisa não lha vou dar, evidentemente”, referiu o governante, à margem do encerramento da II Feira Internacional de Negócios da Câmara de Cooperação e Desenvolvimento Portugal/China, na Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL), em Leça da Palmeira, no Porto.

Azeredo Lopes confirmou a intenção de Portugal em comprar “pelo menos” cinco aeronaves KC-390 e de, eventualmente, um simulador de voo para instalação e operação em território nacional.

Portugal esteve envolvido no projeto de desenvolvimento e produção do KC-390, um compromisso reforçado em 2011 pelo ministro da Defesa e a Embraer, num acordo visando uma potencial aquisição por Portugal de aeronaves KC-390, nomeadamente mediante o acompanhamento pela Força Aérea do desenvolvimento de configuração da aeronave.

No passado dia 30 de maio, o Conselho de Ministros aprovou a atribuição de 10 milhões de euros para financiar a participação do Estado, em parceria com a Embraer, no programa de desenvolvimento e produção da aeronave de transportes multiusos.

A resolução que autoriza a despesa de 10 milhões de euros foi apresentada como “fator de desenvolvimento e dinamização e industrial no setor aeronáutico e para a economia nacional”.

Os KC-390 vão substituir os transportes da Força Aérea C-130 e o programa tem a sua fase de conclusão prevista para o final deste ano.

O avião de carga reforçará as capacidades de transporte, busca e salvamento, evacuações sanitárias e deverá incluir as capacidades de reabastecimento em voo e de combate a incêndios, ficando com a vertente militar e civil.

Azeredo Lopes lembrou que este projeto é o primeiro programa aeronáutico de duplo uso com engenharia portuguesa, tendo Portugal conseguido chegar a 2018 com um `cluster´ aeronáutico constituído e uma engenharia aeronáutica “altamente competitiva” a nível europeu.

A fuselagem exterior do KC-390 tem uma “fortíssima” componente de investigação e desenvolvimento nacional, recordou.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.