[weglot_switcher]

Governo: “Estamos preparados para tomar medidas para diminuir o impacto negativo” de uma greve de camionistas

O SNMMP, o SIMM e a FECTRANS reúnem-se hoje com a ANTRAM para mais uma ronda negocial sobre a revisão do contrato coletivo, sob mediação do Governo.
15 Julho 2019, 09h15

O Governo declarou estar preparado para agir de forma a mitigar o impacto negativo de eventual greve dos motoristas de matérias perigosas.

“Estamos preparados para tudo, para tomar medidas para diminuir o impacto negativo que uma greve possa ter na população”, disse o ministro das Infraestruturas e da Habitação esta segunda-feira, 15 de julho. “Espero que não haja problema nenhum em agosto: é mau para o país e não e bom para as empresas e trabalhadores”.

As declarações de Pedro Nuno Santos têm lugar no dia em que o Sindicato Nacional dos Motoristas de Matérias Perigosas (SNMMP), o Sindicato Independente dos Motoristas de Mercadorias (SIMM) e Federação Sindical dos Transportes (FECTRANS) vão se reunir com a Associação Nacional de Transportadores Públicos Rodoviários de Mercadorias (ANTRAM) em mais uma ronda negocial sobre a revisão do contrato coletivo.

As negociações vão decorrer sob  mediação da Direção Geral do Emprego e Relações de Trabalho do Ministério do Trabalho. Recorde-se que o SNMMP e o SIMM anunciaram uma paralisação para o dia 12 de agosto.

“Estamos atentos, estamos preparados, conseguimos que os trabalhadores e os empresários se sentassem e chegassem a um pré-acordo, que é importante que pudesse ser encerrado”, afirmou Pedro Nuno Santos em entrevista à Antena 1.

“Espero que isso não venha a acontecer [greve dos motoristas]. Temos de ser todos responsáveis, estamos num processo que já leva alguns meses, foram conseguidos resultados muito importantes, os motoristas tiveram vitórias muito importantes, perderam uma grande oportunidade de as conseguir formalizar”, destacou.

“Espero que a negociação termine em boas condicoes e os motoristas, trabalhadores de transporte de mercadorias consigam garantir a vitoria que já esta protocolada, falta fechar o acordo”, sublinhou Pedro Nuno Santos.

O ministro criticou que os motoristas de matérias perigosas façam ameaças de greve durante as negociações com as empresas. “Estamos num processo negocial, e para que corra de forma saudável, não podemos estar sistematicamente sobre uma ameaça de greve, é difícil, não se negoceia assim”.

“Tenho esperança de chegar a acordo, que toda a gente possa ter a sua situação garantida: os trabalhadores com uma vitoria concreta, as empresas com paz social, e a população que possa ter as suas férias sem ter essas preocupações”, rematou o ministro.

 

 

https://jornaleconomico.pt/noticias/sindicatos-dos-camionistas-e-associacao-empresarial-voltam-hoje-as-negociacoes-467702

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.