[weglot_switcher]

Governo formaliza nomeação de Centeno para o Banco de Portugal até amanhã

António Costa anunciou hoje que vai convocar Mário Centeno para a audição obrigatória no Parlamento, como nomeado para o Banco de Portugal.
  • Cristina Bernardo
25 Junho 2020, 17h43

O primeiro-ministro anunciou hoje que vai formalizar a nomeação para o governador do Banco de Portugal (BdP) até ao final desta semana. Questionado sobre a nomeação de Mário Centeno, António Costa respondeu que iria dar seguimento ao processo através do envio formal de uma carta à Assembleia da República.

“Já tive oportunidade de ter um contacto telefónico com o secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, já falámos com todos os partidos, transmitimos a nossa intenção”, começou por dizer António Costa.

“Ou hoje ou amanhã formalizarei o processo de audição parlamentar, que nos termos da lei se tem de realizar, para que possa decorrer normalmente o processo de nomeação e gostaríamos que decorresse de forma tranquila, tendo em conta que o mandato do atual governador termina no próximo mês”, anunciou o primeiro-ministro na conferência de imprensa do conselho de ministros que teve lugar esta quinta-feira, 25 de junho.

Mário Centeno vai assim substituir no cargo Carlos Costa que foi governador durante 10 anos. Segundo a Lei Orgânica do Banco de Portugal, a nomeação do regulador terá que ser feita através de resolução do Conselho de Ministros, sob proposta do Ministério das Finanças, mas antes terá que haver uma audição por parte da comissão competente do Parlamento.

Esta semana, além da indicação aos responsáveis dos partidos políticos, o Chefe do Executivo reuniu também com Carlos Costa.

(Atualizado às 18h17)

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.