Governo já enviou anteprojeto das Grandes Opções do Plano de 2019

Governo remeteu hoje ao Conselho Económico e Social (CES) o anteprojeto das Grandes Opções do Plano (GOP) de 2019, com vista à obtenção do necessário parecer.

Tiago Petinga/Lusa

O Governo remeteu hoje ao Conselho Económico e Social (CES) o anteprojeto das Grandes Opções do Plano (GOP) de 2019, com vista à obtenção do necessário parecer, anunciou hoje um comunicado do Ministério do Planeamento e das Infraestruturas.

“Este documento apresenta as principais linhas de orientação estratégica para o último ano da legislatura, em estreita articulação com a estratégia de médio prazo preconizada nos seis pilares do Programa Nacional de Reformas: qualificação dos portugueses; promoção da inovação na economia portuguesa; valorização do território; modernização do Estado; redução do endividamento da economia; e reforço da coesão e igualdade social”, esclarece o referido comunicado.

Segundo o Ministério do Planeamento e das Infraestruturas, “as GOP fazem uma síntese dos principais resultados alcançados com a implementação da estratégia definida pelo Governo e apresentam ainda algumas das novas medidas a executar em 2019”.

“Dessa forma, o Governo pretende continuar, em 2019, o desenvolvimento das políticas públicas que têm conduzido o País numa trajetória de crescimento sustentado, baseada na promoção de uma sociedade mais coesa e justa, e garantindo, simultaneamente, a manutenção de finanças públicas sãs e equilibradas. Assim, mantendo uma linha persistente de superação dos bloqueios estruturais enfrentados pelo País, será possível garantir mais crescimento, melhor emprego e maior igualdade”, promete o Governo e o ministério liderado por Pedro Marques.

Recomendadas

Associação Sindical de Juízes antevê “grande adesão” à greve na terça-feira

Manuel Soares reconheceu que o MJ apresentou uma proposta um dia antes da Assembleia-Geral da ASJP (em que a greve foi aprovada), mas que a proposta em causa “não é aceitável”.

OE com “número elevado” de cativações “acaba por ser uma mentira”, acusa Rui Rio

Líder social-democrata referiu ainda que a questão das cativações de despesa deve preocupar em particular bloquistas e comunistas.

BdP baptiza prémio para a melhor tese de mestrado de economia de “Prémio José da Silva Lopes”

Este ano, o Conselho de Administração do Banco de Portugal decidiu renomear este prémio, que passa a designar-se “Prémio José da Silva Lopes”, em homenagem ao antigo Governador do Banco de Portugal. A vencedora do Prémio José da Silva Lopes foi Joana Passinhas do ISEG.
Comentários