[weglot_switcher]

Governo “lamenta” ameaça de chumbo ao OE2022 pelo Bloco de Esquerda e contesta críticas

O secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares diz que o Executivo liderado por António Costa “não se revê” nas críticas apresentadas por Catarina Martins, mas mantém disponibilidade para negociar nos próximos dias.
  • Cristina Bernardo
24 Outubro 2021, 18h00

O Governo respondeu este domingo à ameaça do Bloco de Esquerda (BE) de inviabilizar a proposta de Orçamento do Estado para 2022 (OE2022) caso não haja cedências até quarta-feira. O secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares disse que o Executivo liderado por António Costa “não se revê” nas críticas apresentadas por Catarina Martins, mas mantém disponibilidade para negociar nos próximos dias.

“O Governo lamenta a decisão tomada pela Mesa Nacional do BE e sinaliza que não se revê na descrição feita pela líder do BE quer em relação ao conteúdo do OE2022 quer ao processo negocial”, afirmou Duarte Cordeiro, em conferência de imprensa, remetendo para as reuniões com o partido de esquerda que foram acontecendo desde o verão.

“O Governo teve durante este período uma postura negocial muito construtiva, serena. Procurámos sempre responder não só em matérias que nos foram apresentadas como dar avanços com respostas concretas no OE2022 e noutras reformas que tivemos oportunidade de aprovar na semana passada”, sublinhou, referindo-se ao último Conselho de Ministros em que foi dada ‘luz verde’ ao Estatuto do SNS, ao Estatuto dos Profissionais da Cultura e às medidas laborais incluídas na Agenda do Trabalho Digno.

Duarte Cordeiro garante que as nove propostas apresentadas pelos bloquistas para viabilizar o documento não foram ignoradas e diz que houve características que o BE apontou relativamente ao Orçamento que nunca foram traduzidas em propostas concretas.

Porém, a coordenadora do BE anunciou esta tarde que o partido irá votar contra a proposta de OE2022 se o Governo liderado por António Costa não fizer alterações, mantendo-se assim disponível para negociar até quarta-feira.

“O OE2022 foi apresentado como um documento muito ambicioso, de resposta aos desafios do país, mas este anúncio não resiste à análise da proposta que o Governo entregou. O Governo excluiu do documento que entregou ao Parlamento todas as propostas entregues pelo BE, pelo que reflete somente as prioridades do Partido Socialista”, denunciou Catarina Martins, após a reunião da Mesa Nacional do partido.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.