[weglot_switcher]

Governo pede redução máxima dos contactos sociais na fase de mitigação

Portugal entrou hoje na fase de mitigação da Covid-19, a mais grave de todas. Cinco mil novos kits de teste já chegaram a Portugal.
  • José Sena Goulão / Lusa
26 Março 2020, 13h02

O Governo aconselhou os portugueses a serem ainda mais cautelosos a partir de hoje nos seus contactos sociais para reduzir o perigo de contágio pelo novo coronavírus (Covid-19).  O país entrou hoje na fase de mitigação, a mais grave de toda no combate ao surto de Covid-19.

“Portugal já esta na fase de mitigação da pandemia. Temos transmissão comunitária, e nesta fase todo o sistema nacional de saúde esta pronto a dar respostas a doentes”, disse hoje o secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales.

“Esta fase obriga cada um a aumentar os seus cuidados para que as pessoas não adoeçam, todas ao mesmo tempo. Os contactos sociais devem ser mais reduzidos do que nunca”, afirmou o governante na habitual conferência de imprensa diária.

António Lacerda Sales disse que hoje teve uma reunião com “todos os presidentes das administrações regionais, de uma maneira geral no terreno, centros de saúde e hospitais estão operacionais, com circuitos de Covid e não-Covid”.

O responsável avançou que já chegaram a Portugal cinco mil testes de 80 mil previstos nesta fase, com os restantes 75 mil a chegarem no início da próxima semana. O país conta também com várias encomendas quer de equipamentos de proteção individual, quer de material de testagem, avançou.

Portugal conta atualmente com 3.544 casos positivos com o novo coronavírus, mais 549 face a quarta-feira. No total, existem 60 vítimas mortais, mais 17 face a ontem, segundo os dados divulgados hoje pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

 

https://jornaleconomico.pt/noticias/covid-19-dgs-anuncia-60-mortes-e-3-544-casos-confirmados-566246

 

 

 

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.