[weglot_switcher]

Governo pondera decretar recolher obrigatório em novembro

A “Sic Notícias” avança ainda que entre as outras hipóteses discutidas, esta sexta-feira, com os partidos políticos e os parceiros sociais, está em cima da mesa o encerramento de restaurantes e comércio a partir das 22 horas e a proibição da realização de espetáculos.
30 Outubro 2020, 15h24

Em virtude de impedir a disseminação da pandemia de Covid-19 em Portugal, são cinco as medidas de controlo que deverão ser anunciadas pelo Governo, este sábado, após o Conselho de Ministros extraordinário, avança a “SIC Notícias”.

De acordo com a notícia avançada pelo canal televisivo de notícias, está em cima da mesa o recolher obrigatório que pode avançar já nos próximos dias e agravar-se no final do mês de novembro. Segundo o “Observador” esse recolher poderá vigorar entre a meia noite e as seis da manhã.

O canal de notícias avança ainda que entre as outras hipóteses discutidas esta sexta-feira com os partidos políticos e os parceiros sociais são o encerramento de restaurantes e comércio a partir das 22 horas e a proibição da realização de espetáculos.

Espera-se que este sábado, durante a conferência de imprensa, António Costa anuncie também a adoção de medidas de restrição localizadas em concelhos com um nível de risco mais elevado em que a média de novos casos seja superior a 240 por cada 100 mil habitantes. Nestes casos o teletrabalho deverá ser obrigatório, sempre que possível. O encerramento das escolas não está, para já, a ser ponderado.

A intenção do Governo passa por rever as medidas a cada duas semanas, à semelhança do que tem sido feito nos últimos meses.

O primeiro-ministro convocou um Conselho de Ministros extraordinário para este sábado para definir medidas do controlo da pandemia. A reunião corre depois de António Costa reunir-se com os grupos partidários durante a tarde desta sexta-feira.

Esta sexta-feira, as ministras da Saúde e da Presidência reuniram-se com epidemiologistas e o ministro do Estado da Economia e a ministra da Segurança Social ouviu os parceiros sociais.

Também o Conselho Nacional de Saúde Pública reúne-se hoje para avaliar e debater medidas mais duras de combate à pandemia e partilhar esse parecer com o Governo.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.