[weglot_switcher]

Governo prevê “cenário pesado” para o setor do turismo em Portugal este ano

O ministro da Economia acredita que Portugal poderá vir a ter em 2021 uma “retoma da atividade turística bastante importante”.
  • Harry Murphy / Web Summit
21 Abril 2020, 11h01

O Governo prevê que o setor do turismo em Portugal venha a ser muito afetado devido à pandemia da Covid-19. O turismo tem um peso de 14% no volume de negócios total em Portugal, sendo responsável por 8,8% do PIB nacional.

“Este setor vai ser muito afetado no imediato, um dos efeitos grandes desta doença vai ser a retração em viajarem”, começou por dizer o ministro da Economia hoje no Parlamento. “A retoma do setor do turismo vai ser a mais lenta de todos os setores de atividade, temos de assumir que isto vai ser assim”.

“Provavelmente vamos ter um período de um a dois anos em que os níveis da atividade turística  vão estar muito abaixo do que nos habituámos”, destacou Pedro Siza Vieira.

“Estou convencido que Portugal já no próximo ano começará a ter uma retoma da atividade turística bastante importante, mas não quero esconder nada temos cenários pesados para o turismo este ano e eventualmente na primeira metade do próximo ano”, afirmou o ministro.

Siza Vieira destacou que a imagem de Portugal como destino turístico poderá sair reforçada desta pandemia devido ao “grande sentido de coesão nacional e disciplina” dos portugueses, pois o país tornar-se num destino com elevada segurança física e sanitária, algo que os “viajantes vão valorizar muito”.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.