[weglot_switcher]

Governo quer inaugurar a primeira refinaria de lítio da Europa

Apesar das polémicas, a determinação para abrir a primeira fábrica de lítio europeia mantém-se. Porém, o Governo esclarece que ainda não está definida qual será a sua localização.
  • Cristina Bernardo
17 Novembro 2019, 11h06

O Governo português quer instalar em Portugal a primeira fábrica de hidróxido de lítio na Europa.

Numa entrevista ao jornal Público, o ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, e o secretário de Estado da Energia, João Galamba, estão a desenvolver esforços para que a refinaria seja instalada no porto de Leixões.

“Queremos dar um passo em frente, instalar a refinação e isso também nos posiciona para atrair investimentos em fábricas de baterias, ou de cátodos, ou de powerwalls. Se já se sabe que quem vai ficar com as fábricas de baterias para carros eléctricos é o centro da Europa, isso não me preocupa muito. Só temos de garantir que na cadeia do lítio temos cá o elemento com maior valor acrescentado e que é a produção de hidróxido de lítio”, afirma o secretário de Estado ao Público.

O secretário de Estado adiantou ainda que aguarda neste momento que o estudo de impacte ambiental — realizado pela empresa Savannah — seja aprovado para depois “ver onde há impactos” e “poder haver discussão séria sobre o assunto”.  Galamba adiantou que o Governo quer lançar o concurso público para instalação dessa unidade industrial “o mais breve possível”, mas garante que não será lançado antes de ficar concluída a regulamentação da lei, que ainda terá de ir a discussão pública.

“Se já se sabe que quem vai ficar com as fábricas de baterias para carros elétricos é o centro da Europa, isso não me preocupa muito. Só temos de garantir que na cadeia do lítio temos cá o elemento com maior valor acrescentado e que é a produção de hidróxido de lítio”, explicou Galamba ao mesmo jornal.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.