[weglot_switcher]

Governo responde a Bruxelas: “Vale a pena comparar previsões com resultados”

O primeiro-ministro utilizou a rede social Twitter comparando as previsões de Bruxelas, com os resultados do Governo português.
  • Miguel A. Lopes / Lusa
9 Novembro 2018, 12h39

O primeiro ministro português, António Costa, respondeu esta sexta-feira à Comissão Europeia (CE) sobre o pessimismo relatado por Bruxelas nas previsões de crescimento da economia portuguesa e do défice do próximo ano. Através da sua conta pessoal do Twitter, o líder do Executivo presentou uma tabela na qual compara as previsões  com os resultados obtidos por Portugal nos anos anteriores.

Esta quinta-feira, Bruxelas publicou as suas estimativas através do documento “Autumn 2018 Economic Forecast”, no qual apontava para um abrandamento do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) para 1,8% em 2019, abaixo dos 2% das previsões de verão e dos 2,2% previstos pelo Governo.

“O PIB em Portugal aumentou 2,3% face ao primeiro semestre de 2018, impulsionado principalmente pela forte procura interna e em linha com as previsões intercalares de verão”, diz a CE, acrescentando que “o crescimento do PIB deverá moderar-se ligeiramente no segundo semestre do ano, principalmente devido à desaceleração da procura externa. No geral, o PIB deverá crescer 2,2% este ano, abaixo dos 2,8% em 2017”, refere o relatório.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.