[weglot_switcher]

Governo vai mediar conflito entre motoristas e Antram mas avisa: “Em contexto de greve, é difícil”

Mediador do Governo vai entrar em contacto com a Antram já esta sexta-feira mas avisa que “negociar em contexto de greve é difícil”.
  • greve_motoristas_materias_perigosas_camionistas_1
    Mário Cruz/Lusa
15 Agosto 2019, 17h16

O Governo vai nomear um mediador e contactar a Antram já esta sexta-feira no sentido de moderar o conflito entre Antram e o Sindicato Nacional de Motoristas de Matérias Perigosas, de acordo com informação prestada por Miguel Cabrita, Secretário de Estado do Emprego.

Este governante realçou que este instrumento de mediação está previsto no Código do Trabalho mas que o Executivo já tinha proposta esta mediação a três dias da greve ter início. “Vamos cumprir o nosso papel de aproximar as partes”, garantiu o Governo mas Miguel Cabrita realçou que “em contexto de greve, é difícil negociar”.

“Estes pedidos são mais válidos quando existem condições para dialogar e não quando existem situações de conflito como a greve em curso”, assinalou o Secretário de Estado do Emprego.

“Cabe agora ao Governo tentar colocar-se à mesa com a Antram”

O Sindicato Nacional de Motoristas de Matérias Perigosas, através do seu presidente Francisco São Bento, pediu esta quinta-feira a mediação do Governo nas negociações com a Antram. “Chegámos à conclusão de que o melhor caminho será recorrer, ou requerer, a mediação do Governo”, afirmou Francisco São Bento, acrescentando que “cabe agora ao Governo tentar colocar-se à mesa com a Antram”. O dirigente falava aos jornalistas após uma reunião na Direção Geral do Emprego e Relações de Trabalho (DGERT), em Lisboa.

O Sindicato Nacional dos Motoristas de Matérias Perigosas (SNMMP) está a apostar na utilização de um mediador externo para tentar levar a comparecer e negociar na tarde desta quinta-feira na DGERT, avança o jornal “Expresso”. A escolha do SNMMP recai em Bruno Fialho dirigente do Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC), sindicalista com vasta experiência em processos negociais. O nome foi lançado por Pedro Pardal Henriques,  porta-voz dos motoristas para que a Antram esteja presente na reunião marcada para o Ministério do Emprego, na Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho, (DGERT) em Lisboa.

Os motoristas de transportes de matérias perigosas e de mercadorias cumprem hoje o quarto dia de uma greve por tempo indeterminado, que levou o Governo a decretar uma requisição civil na segunda-feira à tarde, alegando incumprimento dos serviços mínimos.

A greve foi convocada pelo SNMMP e pelo Sindicato Independente dos Motoristas de Mercadorias (SIMM), com o objetivo de reivindicar junto da Associação Nacional de Transportadores Públicos Rodoviários de Mercadorias (Antram) o cumprimento do acordo assinado em maio, que prevê uma progressão salarial.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.