[weglot_switcher]

Graça Freitas admite “duplicação de novos casos” em dezembro

Apesar da previsão de oito mil casos neste período, Graça Freitas admitiu que os hospitais nacionais “já têm escalas previstas para o Natal e os reforços necessários”.
  • ANTÓNIO COTRIM/LUSA
2 Dezembro 2021, 10h28

A diretora da Direção-Geral da Saúde (DGS) admitiu que no fim do mês de dezembro, após as festas natalícias, Portugal pode duplicar o número de novos casos face aos que tem registado atualmente.

“Podemos ter uma duplicação de novos casos dentro de 26 dias”, afirmou Graça Freitas em entrevista à “RTP” na noite de quarta-feira. Ao dia de ontem, o país registou mais 4.670 novos casos, e a diretora da DGS prevê uma média de oito mil novos casos diários no Natal e Ano Novo.

Ainda assim, e já com a previsão de oito mil casos neste período, Graça Freitas admitiu que os hospitais nacionais “já têm escalas previstas para o Natal e os reforços necessários” caso se verifique um grande impacto nos internamentos e na procura por cuidados de saúde.

“Vou fazer uma confissão: abro a janela do gabinete e depois ando com um casaco muito forte a trabalhar”, disse a responsável, apontando que o Natal é “uma época muito especial que coincide com uma grande mobilidade de pessoas e acontece no Inverno”.

Ainda relativamente ao número de internados, que ontem atingiu um total de 841 pessoas em enfermaria e 116 em cuidados intensivos, Graça Freitas explicou que a maioria se encontra vacinada.

“As vacinas não são 100% seguras contra a infeção e doença. Mas a maioria das pessoas internadas têm fatores de risco associados”, disse a responsável da DGS, apontando que a maioria dos infetados que estão internados têm a vacinação completa.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.