[weglot_switcher]

Graça Freitas: “Há 125 dias consecutivos que reportamos casos de Covid-19. Muitos países não o fazem”

A diretora da DGS garantiu em conferência de imprensa que os números “são fiáveis e que ninguém anda a esconder casos”.
  • Graça Freitas, diretora-geral da DGS
6 Julho 2020, 13h41

Graça Freitas, responsável máxima da Direção-Geral de Saúde, defendeu hoje em conferência de imprensa a veracidade dos números de infeções por Covid-19 e revelou ter orgulho na capacidade de Portugal para emitir dados de forma diária e sem interrupções.

“Captámos quase 400 mil pessoas através da plataforma SINAV Lab, quando esta plataforma não está pensada para esta dimensão de dados. Há 125 dias sem interrupção que Portugal reporta o número de casos de Covid-19 no país e digo Portugal com muito orgulho porque muitos países não reportam com esta regularidade, temos que estar muito orgulhosos do caminho que estamos a fazer na transmissão de informação para ajudar os governantes a tomar as melhores decisões”, esclareceu Graça Freitas.

A diretora da DGS garantiu nesta conferência de imprensa que os números “são fiáveis e que ninguém anda a esconder casos”.

Sobre a diferença dos dados a nível nacional e a nível local, Graça Freitas salientou que a a nível local “os nossos colegas conseguem captar dados precocemente, seja através do próprio doente, do hospital. À medida que os dias vão passando, vamos afinando os números de acordo com a informação é disponibilizada”, concluiu.

Portugal conta com um total de 44.129 casos confirmados da Covid-19, mais 232 face ao dia anterior, revela o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS) divulgado esta segunda-feira, 6 de julho. O número de vítimas mortais do novo coronavírus no país aumentou para 1.620, o que corresponde a mais seis mortes nas últimas 24 horas.

O boletim epidemiológico divulgado esta tarde indica que, até à data, foram registados 391.651 casos suspeitos e 1.182 pessoas ainda aguardam os resultados das análises laboratoriais da Covid-19. Atualmente existem 346.340 casos não confirmados após as análises, e 31.485 encontram-se sob vigilância das autoridades de saúde.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.