[weglot_switcher]

Graça Freitas: “Sintra é um dos concelhos cujos novos casos nos merecem melhor atenção”

A diretora-geral de Saúde disse esta quarta-feira que este município da zona de Lisboa e Vale do Tejo registou em média 41 novos casos diários de Covid-19.
  • Graça Freitas, diretora-geral da DGS
3 Junho 2020, 14h18

A diretora-geral de Saúde esclareceu esta quarta-feira as dúvidas sobre o número de casos de Covid-19 no concelho de Sintra, que tem, neste momento, 1.400 pessoas infetadas com o novo coronavírus.

Questionada sobre a situação neste município, no qual o boletim de ontem incluiu dados acumulados dos últimos quatro dias, Graça Freitas explicou que a Direção Geral de Saúde (DGS) reporta a informação que lhe chega por parte dos laboratórios e hospitalares.

“Para conseguirmos alocarmos determinados resultados a um determinado concelho temos de ter informação sobre a morada daquela pessoa ou onde está registada em termos de registo nacional de utente. Em Sintra, durante quatro dias, não tivemos acesso a esses dados porque não estavam a ser notificados nos nossos sistemas”, clarificou, em conferência de imprensa no Ministério da Saúde.

A dirigente da DGS adiantou ainda que este concelho da zona de Lisboa e Vale do Tejo registou, em média, 41 novos casos diários de Covid-19. “É em Lisboa que se concentra a maior parte dos casos e Sintra é, de facto, um dos concelhos em Lisboa cuja incidência, cujos novos casos reportados, nos merecem melhor atenção”, afirmou Graça Freitas aos jornalistas.

Já o secretário de Estado de Saúde realçou o esforço de testagem por parte do Governo, que contabiliza 860 mil testes à doença acumulados, mais de 83 mil testes por mil habitantes. Assim, António Lacerda Sales garante que o aumento de casos é proporcional a essa estratégia de rastreio e diagnóstico.

Segundo o boletim epidemiológico divulgado ao início desta tarde, o país regista 33.261 casos confirmados de Covid-19, mais 366 face ao dia anterior, e 1.447 vítimas mortais, o que perfaz um aumento de 11 óbitos entre ontem e hoje. Ainda assim, Portugal ultrapassou a barreira dos 20 mil casos recuperados, tendo registado mais 210 pessoas curadas nas últimas 24 horas.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.