[weglot_switcher]

Graça Freitas sobre jovem de 14 anos: “Quadro clínico era muito complicado. É cedo para dizer se a causa da morte foi a Covid-19”

“A sintomatologia mostra reserva quanto ao facto de podermos dizer que faleceu de Covid-19. É uma situação que tem de ser vista com muita cautela”, realçou responsável máxima da DGS.
  • Cristina Bernardo
29 Março 2020, 13h06

Graça Freitas, diretora da DGS, esclareceu em conferência de imprensa que o quadro clínico deste jovem era muito complicado e que é cedo para determinar se a causa da morte foi a Covid-19. “Esta criança tinha uma situação de saúde complexa, apesar de ter um teste que dizia que era Covid-19. A sintomatologia mostra reserva quanto ao facto de podermos dizer que faleceu de Covid-19. É uma situação que tem de ser vista com muita cautela”, realçou Graça Freitas.

Marta Temido, ministra da Saúde, confirmou este óbito em conferência de imprensa mas realçou que ainda não se pode afirmar com toda a certeza que a Covid-19 terá sido a causa da morte.

Um jovem de 14 anos residente em Ovar morreu esta madrugada no Hospital São Sebastião, em Santa Maria da Feira, na sequência de infeção por Covid-19, revelou hoje o vice-presidente da Câmara de Ovar.

Essa morte junta-se assim a cinco outros óbitos que no sábado já se contabilizavam em Ovar, concelho do distrito de Aveiro onde a 17 de março foi declarado o estado de calamidade pública devido ao novo coronavírus e que desde dia 18 está sujeito a cerco sanitário com controlo de fronteiras e encerramento de toda a atividade empresarial que não envolva bens de primeira necessidade.

Segundo a mesma fonte do município da Feira, o estado clínico do jovem de Ovar era particularmente grave devido a comorbilidades que lhe estavam associadas e que não foram ainda divulgadas.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.