[weglot_switcher]

Greta Thunberg chega a Portugal de veleiro em dezembro

Ativista sueca aceitou convite para participar numa sessão na Assembleia da República promovida pela comissão parlamentar de Ambiente, Energia e Ordenamento do Território, que se realizará entre o final deste mês e início de dezembro e conhecer membros da Greve Climática Estudantil portuguesa.
  • DR Twitter/Greta Thunberg
21 Novembro 2019, 15h01

A jovem ativista sueca Greta Thunberg prevê chegar a Lisboa “no início de dezembro”, depois de ter atravessado de veleiro o Atlântico, a caminho da Cimeira sobre as Alterações Climáticas (COP25) de Madrid.

Depois de publicar na sua conta de Instagram que está a caminho dos Açores, a ativista sueca aceitou participar numa sessão na Assembleia da República, promovida pela comissão parlamentar de Ambiente, Energia e Ordenamento do Território, que deverá acontecer entre o final de novembro e o início de dezembro.

Na rede social Twitter, Thunberg escreveu: “Tivemos que diminuir a velocidade do barco para evitar um tempo muito mau pela frente, mas agora estamos de volta ao rumo certo na velocidade máxima. Espero que cheguemos a Lisboa, Portugal, no início de dezembro”.

O presidente da comissão parlamentar, José Maria Cardoso, garantiu que “houve recetividade” por parte dos representantes da ativista ao convite feito pelos deputados e a proposta para a sua vinda foi aprovada por unanimidade.

Greta Thunberg viajou em agosto do Reino Unido para Nova Iorque no veleiro ecológico de Pierre Casiraghi, o filho mais novo de Carolina de Mónaco, para participar na Cimeira das Nações Unidas sobre as alterações climáticas, em setembro.

A ativista pretendia viajar pelas Américas, por terra, até ao Chile, onde a Conferência das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas (COP25) estava inicialmente agendada. O governo chileno, no entanto, cancelou a organização do evento devido aos protestos sociais que há semanas abalam este país sul-americano.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.