[weglot_switcher]

Greta Thunberg diz que não vai participar na cimeira do clima das Nações Unidas

A ativista defende que os participantes do evento não vão conseguir comparecer de forma igual devido à distribuição desigual de vacinas contra a Covid-19.
  • REUTERS/Vincent Kessler
9 Abril 2021, 16h37

A ativista sueca do clima, Greta Thunberg , revelou, esta sexta-feira, que não vai participar da cimeira do clima COP26, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática de 2021, em Glasgow em novembro, alegando que a distribuição desigual das vacinas contra a Covid-19 significaria que os países não poderiam participar de forma igual.

“Com a distribuição de vacinas extremamente desigual, não participarei da conferência Cop26 se o desenvolvimento continuar como está agora”, anunciou Thunberg, segundo o “The Guardian”. A ativista de 18 anos considerou que até novembro os países mais ricos vão estar a vacina jovens saudáveis ​​“muitas vezes às custas de pessoas em grupos de risco em outras partes do mundo”.

Para Thunberg a conferência deveria ser adiada caso não fosse possível que “todos [os participantes] não pudessem comparecer de forma igual”. A conferência já foi adiada uma vez, pois estava originalmente planeada para novembro de 2020.

Embora rejeite participar no evento climático, a ativista reconhece que mudar mudar de ideias. “Adoraria participar no Cop26, mas apenas de todos consigam participar nas mesmas condições ”, explicou Thunberg.

Este ano, o Reino Unido será o país que vai receber a 26ª COP26, em Glasgow, de 1 a 12 de novembro de 2021.

Em 2019, Thunberg foi eleita a pessoa do ano pela revista “Time”. O seu percurso como ativista começou em 2018 quando tinha 15 anos. Entretanto, Thunberg já ganhou o principal prémio de direitos humanos da Amnistia Internacional e o prémio Swedish Right Livelihood.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.