[weglot_switcher]

Greve dos Enfermeiros: Quem entregou cédula de especialidade não teve falta

Em paralelo, na greve dos enfermeiros que decorre agora ao mesmo tempo do protesto dos especialistas, algumas unidades na zona Sul do país marcaram faltas aos enfermeiros que aderiram ao protesto, o que está a indignar os sindicatos.
13 Setembro 2017, 10h39

Vários enfermeiros especialistas que entregaram o título de especialidade para deixarem de prestar cuidados especializados não tiveram faltas injustificadas marcadas pelos hospitais durante as primeiros dois dias de greve. Já os enfermeiros sem especialidade foram sancionados em algumas unidades de saúde com faltas, o que os sindicatos consideram tratar-se de uma “ilegalidade” e ameaçam com nova greve.

Segundo o jornal ‘Diário de Notícias’, não houve até ao momento registo de marcação de faltas injustificadas e processos disciplinares aos enfermeiros especialistas que recusem a exercer funções de especialidade e que se encontram em protesto desde julho. Em paralelo, na greve dos enfermeiros que decorre agora ao mesmo tempo do protesto dos especialistas, algumas unidades na zona Sul do país marcaram faltas aos enfermeiros que aderiram ao protesto, o que está a indignar os sindicatos.

O presidente do Sindicato dos Enfermeiros, José Azevedo, afirma ao ‘DN’ que “aqueles que não tirarem as faltas injustificadas aos enfermeiros vão ter de o fazer porque se trata de uma ilegalidade”. O presidente dos sindicatos recorda que os hospitais foram alertados para “eventuais ausências de profissionais de enfermagem” durante o período da greve e acusa o Governo de ser “legislador em causa própria”.

Caso as faltas não venham a ser retiradas, os sindicatos avisam que vão avançar para “uma greve mais demolidora”. O ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, esteve reunido com os sindicatos dos enfermeiros para negociar as carreiras esta terça-feira, mas até agora ainda não são conhecidos os resultados da reunião.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.