[weglot_switcher]

Greve pela aplicação do ACT superou os 90% no Hospital de Braga, diz sindicato

Os trabalhadores do Hospital de Braga estiveram nesta segunda-feira, 21 de setembro, em greve, com uma adesão superior a 90%, pela aplicação dos acordos colectivos de trabalho dos hospitais públicos, revela Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Norte.
22 Setembro 2020, 13h28

O Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Norte (STFPSN) avançou nesta terça-feira, 22 de setembro, que trabalhadores do Hospital de Braga estiveram ontem em greve, com uma adesão superior a 90%, pela aplicação dos acordos colectivos de trabalho (ACT) dos hospitais públicos.

O STFPSN recorda que o Hospital de Braga passou de Parceria Público-Privada (PPP) a hospital público, há mais de um ano e que, na altura da transição, o Ministério da Saúde e a administração do hospital, garantiram que os acordos colectivos de trabalho da Saúde seriam aplicado a todos os trabalhadores, nomeadamente, as 35 horas de trabalho semanal e a igualdade salarial, com a aplicação da tabela única da administração pública. “Tal ainda não foi cumprido”, realça o sindicato.

O coordenador do Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Norte, Orlando Gonçalves denunciou que há trabalhadores a ganhar menos que o salário mínimo no Hospital de Braga. Em causa, diz, estão cerca de 800 trabalhadores das carreiras gerais, sobretudo assistentes operacionais, mas também assistentes técnicos.

O sindicato convocou a greve pela aplicação dos ACT da Saúde nos Hospitais, EPE; bem como pela igualdade e uniformização dos salários dos Assistentes Técnicos nas EPE, de acordo com a Tabela Remuneratória Única (TRU). E a ainda pela aplicação das normas de mobilidade inter-carreiras aos trabalhadores com regime de contrato de trabalho em funções públicas, em igualdade com os restantes trabalhadores da Administração Pública.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.