[weglot_switcher]

Greve/professores: Milhares juntam-se em protesto junto do parlamento

Milhares de professores concentraram-se hoje ao fim da manhã junto do parlamento, para contestar o Orçamento do Estado para 2018 e exigir a contagem de todo o tempo de serviço quando forem descongeladas as carreiras da administração pública. A manifestação coincide com uma greve nacional de professores, convocada por todos os sindicatos do setor, no […]
  • Cristina Bernardo
15 Novembro 2017, 12h34

Milhares de professores concentraram-se hoje ao fim da manhã junto do parlamento, para contestar o Orçamento do Estado para 2018 e exigir a contagem de todo o tempo de serviço quando forem descongeladas as carreiras da administração pública.

A manifestação coincide com uma greve nacional de professores, convocada por todos os sindicatos do setor, no dia em que, na Assembleia da República, está a ser discutida na especialidade a proposta do Orçamento do Estado para 2018 na Educação.

A principal razão da luta dos professores e educadores é a recuperação dos anos de serviço. Esta manhã, a secretária de Estado Adjunta e da Educação prometeu no Parlamento “uma contagem do tempo de serviço” dos professores de forma faseada, que será negociada com os sindicatos.

Dando mostras de alguma abertura, o primeiro-ministro também prometeu ontem que o cronómetro da carreira dos professores irá voltar a contar para efeitos de progressão. “Os professores não vão ficar de fora do processo de descongelamento das carreiras. Os professores foram objeto de uma medida que compreendo que os revolte e que a considerem injusta quando há vários anos se parou o cronómetro que contava o tempo da sua carreira para efeitos de progressão”, declarou o líder socialista.

“Este Governo não está a congelar, mas a descongelar, não está a cortar, mas a repor aos professores e a todos os trabalhadores da Administração Pública o direito a progredirem na sua carreira”, frisou.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.