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Grupo ID Logistics aumenta receitas em 4,3% no primeiro semestre, para 776,6 milhões de euros

A empresa logística destaca a “forte resiliência do modelo de negócios”, “apesar da crise sanitária da Covid-19, com vendas estáveis no segundo trimestre de 2020, na casa dos 384,1 milhões de euros, o que representou uma queda de 0,6% em comparação o período homólogo.
27 Julho 2020, 18h35

O Grupo ID Logistics aumentou as suas receitas em 4,3% no primeiro semestre deste ano, para um total de 776,6 milhões de euros.

Num comunicado, a empresa logística destaca a “forte resiliência do modelo de negócios”, “apesar da crise sanitária da Covid-19, com vendas estáveis no segundo trimestre de 2020, na casa dos 384,1 milhões de euros, o que representou uma queda de 0,6% em comparação o período homólogo de 2019.

A ID Logistics salienta ainda o “bom nível de atividade nos mercados internacionais com 213,5 milhões de euros,
um aumento de 4,1%”, embora o volume de negócios em França tenha diminuído 5,9%, para 170,6 milhões de euros.

Eric Hémar, presidente e CEO da ID Logistics, comenta que, ao longo desses seis meses, a ID Logistics “conseguiu manter o crescimento dos negócios e um bom desempenho comercial”.

“Após um primeiro trimestre de 2020 com um forte crescimento nas vendas, o segundo trimestre ilustrou a resiliência do nosso modelo de negócio. A diversidade do nosso portefólio, a equilibrada presença internacional do grupo e o compromisso das nossas equipas permite-nos manter as receitas estáveis”, acrescentou aquele responsável.

“A ID Logistics resistiu bem à crise sanitária de Covid-19 durante o segundo trimestre de 2020: o seu portefólio de
clientes, principalmente nos setores alimentar e e-commerce, e a sua diversificada presença geográfica permitiram manter as vendas estáveis no último trimestre em 384,1 milhões de euros (-0,6% em comparação com 2019)”, salienta um comunicado da empresa.

O mesmo documento adianta que, em França, “a ID Logistics registou uma queda de 5,9% nas vendas no segundo trimestre de 2020, para 170,6 milhões de euros”.

“Após as medidas de confinamento, a atividade em abril caiu 13,5% em relação ao ano passado, a queda foi particularmente acentuada em maio (-7,3%) e a dinâmica das vendas recuperou em junho (+3,2%)”, assegura aquele comunicado.

Os responsáveis da ID Logistics avançam que “as receitas internacionais do segundo trimestre de 2020 cresceram 4,1% para 213,5 milhões de euros”.

“Após um mês estável em abril (-0,2%) e um mês ligeiramente mais dinâmico em maio (+1,6%), o crescimento acelerou acentuadamente em junho para +11,0%”, destaca o referido comunicado.

Para os responsáveis da ID Logistics, “este desempenho inclui um efeito cambial geralmente desfavorável, principalmente na América Latina, e uma mudança no escopo da consolidação devido ao fim das operações na África do Sul, em setembro de 2019, e à consolidação das atividades da Jagged Peak, em dezembro de 2019, nos Estados Unidos”.

“Excluindo estes fatores, a queda nas vendas líquidas foi limitada em 0,2% durante o trimestre. O forte crescimento registado no primeiro trimestre de 2020, combinado com a resiliência do segundo trimestre de 2020, permitiu à ID Logistics registar um crescimento de 4,3% nas vendas para 776,6 milhões de euros no primeiro semestre de 2020”, explica o comunicado em questão.

Durante este período, o grupo iniciou dez novas plataformas (três em França e sete internacionais), em linha com o plano de negócios inicial e, “apesar da crise sanitária, o segundo trimestre de 2020 foi novamente uma oportunidade para a ID Logistics prosseguir com o seu desenvolvimento comercial, dando resposta a várias solicitações”.

“Por exemplo, o grupo venceu ou iniciou os seguintes contratos: na Holanda, a ID Logistics iniciou a atividade de preparação de pedidos para o cliente de ‘e-commerce’ Talpa num novo armazém de 10 mil metros quadrados, em Etten- Leur, para distribuição em todo o ‘Benelux’ [Bélgica, Holanda e Luxemburgo]; a ID Logistics acelerou a sua colaboração com um dos líderes mundiais de ‘e-commerce’ com a conquista de um novo contrato na Alemanha e um primeiro contrato em França”, revela o comunicado

Ainda em França, “a NAOS, importante ‘player’ a nível internacional de cuidados para a pele das marcas Bioderma e Institut Esthederm, confiou na ID Logistics para gerir o seu novo armazém centralizado na zona de Marselha”.

“Com uma superfície inicial de 30 mil metros quadrados, com possibilidade de extensão, a solução implementada pela ID Logistics vai permitir a NAOS reduzir a sua pegada de carbono racionalizando os seus fluxos logísticos”, assume o referido comunicado.

Por seu turno, na Polónia, “a ID Logistics abriu um novo armazém para o Carrefour no centro do país, em Rawa
Mazowiecka, no primeiro semestre de 2020″, acrescentando que “os 600 funcionários deste armazém personalizado de 65 mil metros quadrados vão gerir produtos frescos, secos e não alimentares”.

“Graças a um portefólio diversificado de clientes (40% na produção e distribuição de alimentos e 20% em e-commerce) e uma equilibrada distribuição geográfica, a ID Logistics conseguiu manter um bom nível de atividade, apesar da crise sanitária. Além disso, até agora, a ID Logistics não sofreu nenhum atraso significativo no arranque de nenhuma plataforma logística, e o objetivo continua a ser o de abrir cerca de 15 novas plataformas ao longo do ano. Por fim, o grupo continua a receber diversas solicitações principalmente no setor do e-commerce“, resume a empresa.

Em termos de perspetivas, “a ID Logistics pretende continuar o seu desenvolvimento no segundo semestre de 2020, mantendo-se totalmente focada nos seus fundamentos: gestão operacional das suas atividades, gestão sólida de
oportunidades de crescimento externo, principalmente no Norte da Europa e nos Estados Unidos”.

“Com a imprevisibilidade da situação crise sanitária, o grupo ainda não está em posição de avaliar o impacto da crise nas receitas gerais de 2020”, admite o comunicado da empresa logística que tem 21 mil funcionários e mais de 320 instalações em 18 países, representando mais de 58 milhões de metros quadrados de armazéns distribuídos pela Europa, América, Ásia e África.

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