[weglot_switcher]

Grupo Quadrante com Mota-Engil constroem novo centro comercial na África do Sul

O grupo Quadrante estreou-se noutro mercado africano, numa obra em parceria com a Mota-Engil.
18 Fevereiro 2019, 18h23

O Grupo Quadrante anunciou que vai participar no projeto do futuro Centro Comercial Fourways, em Joanesburgo, na África do Sul.

“A Quadrante desenvolve o projeto de estruturas do futuro Centro Comercial Fourways Mall, em Joanesburgo, uma obra em parceria com a Mota – Engil e que marca o arranque dos projetos da empresa nacional naquele mercado”, diz a nota de imprensa.

O projeto do novo centro comercial em África do Sul prevê a construção de uma infraestrutura integralmente pré-fabricada com uma dimensão de 350.000 m2 e a cargo da Quadrante ficou o desenvolvimento do projeto de estruturas em conjunto com uma empresa internacional.

“A solução de pavimentos consistiu em lajes constituídas por pranchas alveolares pré-esforçadas apoiadas em vigas pi com continuidade sobre os pilares. Trata-se da primeira estrutura de grandes dimensões executada com recurso a pré-fabricação naquele mercado, estando por isso a despertar muito interesse junto de outros promotores”, diz o grupo português de  Engenharia e Consultoria.

“Esta é uma construção exigente, quer pela grande dimensão, mas também pelas condições específicas da obra, executada integral e localmente com elementos pré-fabricados. A experiência da Quadrante foi fundamental para a sua concretização e qualidade da solução adotada, que é semelhante a outras já desenvolvidas por nós em mercados como o Brasil”, acrescenta João Costa, Administrador e Responsável pela área de edifícios do grupo Quadrante.

“Com escritórios nas cidades de Acra, Argel, Luanda e Maputo, a presença da Quadrante no mercado africano está em forte crescimento e representa já aproximadamente 30% da faturação da empresa, destacando-se projetos como o Estádio de Bouaké na Costa do Marfim, o Projecto de Mobilidade Urbana de Maputo em Moçambique, a Subestação Eléctrica de Biskra na Argélia, a Avaliação Ambiental Estratégica do Plano Geral de Desenvolvimento e Utilização dos Recursos Hídricos do rio Cuanza em Angola ou a Expansão da Rede de Abastecimento de Água Existente da cidade de Sumbe em Angola”, destaca a empresa.
Hoje as ações da Mota-Engil subiram 2,55%.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.