[weglot_switcher]

Grupo Sousa/Porto Santo Line apoia ciência da Universidade de Aveiro no Porto Santo

O Administrador & CSO do Grupo Sousa destaca a importância desta celebração. “Assinalámos hoje, através deste protocolo com a Universidade de Aveiro, o nosso compromisso de 25 anos com a ciência, com a Academia, e com a sustentabilidade ambiental e a preservação do património da ilha do Porto Santo”.
19 Junho 2021, 10h30

A Universidade de Aveiro (UA) celebrou um protocolo através do qual o Grupo Sousa/Porto Santo Line vai apoiar oito projetos de natureza científica da Geobiociências, Geotecnologias e Geo-engenharias (GEOBIOTEC), unidade de investigação da UA. Estes projetos incidem na ilha do Porto Santo, abordando, entre outros temas, a dinâmica da praia, das reservas e tratamentos com areia, bem como iniciativas culturais, de formação e divulgação do património local.

A cerimónia de celebração do presente protocolo contou com a presença do Reitor da UA, Paulo Jorge Ferreira, do Vice-reitor da UA, João Albuquerque Veloso, do coordenador do GEOBIOTEC, Fernando Rocha, e do Administrador & CSO do Grupo Sousa, Pedro Amaral Frazão.

O Vice-reitor da Universidade realçou que “a dimensão e visão social das empresas conciliada à das universidades potencia estas parcerias que produzem visíveis benefícios para a sociedade”.

De acordo com o coordenador do GEOBIOTEC, “esta é uma interação que contribui para a estratégia de incremento das atividades da Universidade de Aveiro, nomeadamente através do GEOBIOTEC, na Região Autónoma da Madeira”.

O GEOBIOTEC desenvolve estudos interdisciplinares focados nos Georecursos e Geoambientes com recurso a áreas como a geofísica, geoquímica, biologia, pedologia, petrologia, mineralogia, minerais industriais, geomateriais, geotecnia, geologia isotópica, hidrogeologia, geologia estrutural, geologia médica e deteção remota. Encontra-se sediado na UA e tem dois polos nas Universidades Nova de Lisboa e da Beira Interior.

O Administrador & CSO do Grupo Sousa destaca a importância desta celebração. “Assinalámos hoje, através deste protocolo com a Universidade de Aveiro, o nosso compromisso de 25 anos com a ciência, com a Academia, e com a sustentabilidade ambiental e a preservação do património da ilha do Porto Santo”.

“O mérito desta parceria reside, é certo, nos subscritores do Protocolo, mas constitui sobretudo um estímulo a todos os investigadores que, através do seu saber e dedicação, prestam o seu contributo à magnífica ilha do Porto Santo. É com muito gosto que, em nome do Grupo Sousa, reforçamos hoje esta parceira”, vincou Pedro Amaral Frazão.

Este protocolo marca uma nova etapa no apoio que tem vindo a ser facultado pelo Grupo Sousa às equipas de investigadores ao longo dos últimos 25 anos. Desde 1996, o Grupo contribuiu para cinco teses de mestrado e uma tese de doutoramento, mais de cinquenta trabalhos e/ou estudos, mais de trinta publicações cientificas, a par da criação de sabonetes esfoliantes contendo areia carbonatada biogénica da ilha do Porto Santo (Terramiga), e mais de quarenta iniciativas de formação e disseminação.

A Porto Santo Line é o armador do Grupo Sousa que assegura a concessão de serviço público de passageiros e carga entre as ilhas da Madeira e do Porto Santo através do ferry “Lobo Marinho”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.