[weglot_switcher]

Guia Black Friday: dicas para não se perder no meio de tantas promoções

A data celebra-se só na próxima sexta-feira, dia 23 de novembro, mas já há muitas lojas a anteciparem promoções. Leia as dicas para evitar as ‘armadilhas’ e os excessos.
  • REUTERS/Henry Romero
16 Novembro 2018, 11h55

A uma semana da próxima edição da Black Friday, a sexta-feira ‘louca’ em que várias lojas em Portugal – e no resto do mundo – estão com oferecem descontos, é preciso estar atento para que não perca o controlo à sua carteira.

Dessa forma, comece por estabelecer prioridades. Segundo a Intrum Justitia, multinacional especializada em serviços de gestão de crédito, recomenda-se que faça uma pesquisa de todas as alternativas, produto por produto, especialmente as tecnológicas. Os computadores, televisores, smartphones ou tablets tornam-se os verdadeiros reis da Black Friday acumulando os maiores descontos. No entanto, um desconto não é sinónimo de “pechincha” se não precisarmos desse produto no curto prazo. Assim, recomenda-se levar em consideração as reais necessidades antes de optar pela compra de qualquer dispositivo.

Alguns dias antes do Black Friday algumas lojas sobem os preços para que os possam voltar a baixar e assim simular uma descida no preço. Convém fazer uma comparação prévia do preço dos produtos para comprar somente aquele que realmente interessa.

Conserve o talão de compra, aconselha também a Intrum. Conheça as condições de devolução dos produtos de cada loja e saiba como se faz a devolução do valor da compra em caso de devolução do produto. Esta é a chave antes de comprar qualquer coisa e, desta forma, evitará que o dinheiro acabe num cheque-prenda e apenas possa ser usado na loja. No entanto, esta não é a única razão pela qual deve manter o talão de compra, sem ele é impossível por exemplo, reclamar um valor que não corresponda à promoção do desconto referido no produto ou obter uma oferta que acompanha a compra.

Por fim, não se esqueça que os descontos continuam. Dias depois, na segunda-feira, há novamente um dia de descontos especiais. Com o Cyber Monday o entusiasmo pelas compras com descontos regressa em força, mas agora na Internet. Por isso, a Intrum pede que seja cauteloso e mantenha a calma, compare a qualidade e avalie se é o momento ideal para realizar a compra ou, se pelo contrário, será melhor deixar para mais tarde.

A Direção-Geral do Consumidor apresenta ainda cinco dicas para que não se perder no meio de tantas promoções:

  • Verifique antecipadamente os preços na loja e na internet, pelo menos duas semanas antes da Black Friday. Assim, poderás verificar se nos preços da Black Friday estão a ser praticados descontos reais.
  • Para a pesquisa de preços dos produtos, utilize um comparador de preços/artigos, existem vários disponíveis na internet.
  • Avalie a relação entre o preço e o desconto praticado. Lembra-te de que nem todos os descontos anunciados na Black Friday são realmente vantajosos.
  • Para evitar filas de espera, pode comprar na internet, porque muitas das ofertas da loja também estão disponíveis online.
  • Verifique as politicas de trocas ou devoluções de cada loja.
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.