Guterres nomeia governador do Banco de Inglaterra para enviado especial da ONU para as Ações Climáticas

Mark Carney irá abandonar funções como Governador do Banco de Inglaterra e integrar a equipa das Nações Unidas, na promoção do combate às alterações climáticas.

Frank Augstein/Reuters

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, nomeou o atual governador do Banco de Inglaterra, Mark Carney, como o novo enviado especial das Nações Unidas para a Ação Climática.

O anúncio foi feito por António Guterres, este domingo, justificando com a trajetória de Carney, que classificou como”pioneiro”, em conduzir o setor financeiro no combate às alterações climáticas.

“O Secretário-Geral irá contar com Mark Carney para galvanizar a ação climática e transformar o financiamento climático”, refere o comunicado das Nações Unidas.

O atual governador do Banco de Inglaterra, que está em fim de mandato, desempenhou vários funções no setor público e privado, tendo integrado o Banco do Canadá.

Entre as novas funções, Mark Carney deverá estabelecer quadros de reporting financeiro e gestão de risco, com o objetivo de integrar os impactos das alterações climáticas nas decisões empresariais e na transição para uma energia de baixo carbono.

Recomendadas

Greta Thunberg e dezenas de milhares de jovens paralisam Hamburgo

A jovem sueca liderou a enorme manifestação que paralisou o centro da cidade durante horas, levando um cartaz onde se lia “Salvar o clima, salvar Hamburgo”.

Quercus alerta para riscos de confetis e glitter no ambiente no dia de Carnaval

Os confetis de plástico e os glitter são as principais preocupações para associação ambientalista na noite de Carnaval. Quercus apela para que se opte por opções biodegradáveis ou feitas de papel.

5,3 mil milhões de euros. Portugal a meio da tabela europeia na cobrança de impostos ambientais

No total dos 27 Estados-membros registou-se um encaixe total de 324,6 mil milhões de euros com impostos ambientais, mais 3% face a 2017 e um valor que representa 2,4% do PIB.
Comentários