Há 17 países no mundo sem portugueses

Existem 1.475.183 cidadãos portugueses registados no estrangeiro. Exceto em Comores, Níger, Sudão, Sudão do Sul, Dominica, Grenada, Santa Lúcia, São Vicente e Granadina, Butão, Coreia do Norte, Ilhas Salomão, Mongólia, Nauru, Palau, Samoa e Tajiquistão e Tonga.

Dos 197 países contabilizados pela Organização das Nações Unidas, só há 17 – localizados em África, na América, na Ásia e na Oceânia – onde não existem registos de eleitores portugueses, revela o “Expresso”.

O recenseamento automático, aprovado pelo parlamento no passado mês de julho, fez com que o número de eleitores portugueses registados no estrangeiro subisse de 318 mil para 1,47 milhões, refere o semanário na edição deste sábado (23 de fevereiro).

“Foi um trabalho intenso durante mais de um ano para estabelecer a corremundospondência entre moradas inscritas no cartão do cidadão e o respetivo posto consular”, afirma ao jornal a secretária de Estado da Administração Interna, Isabel Oneto.

“Permitiu que uma reforma do sistema eleitoral desta profundidade se concretizasse, sendo no meu entendimento a mais importante dos últimos 40 anos para a nossa diáspora”, completou à mesma fonte o secretário de Estado das Comunidades, José Luís Carneiro.

Segundo a informação recolhida até 26 de setembro na base de dados do recenseamento eleitoral, existem, por exemplo, três portugueses no Kosovo, seis nas Maldivas e seis em Trindade e Tobago.

Os únicos 17 países do mundo onde não há portugueses são: Comores, Níger, Sudão, Sudão do Sul, Dominica, Grenada, Santa Lúcia, São Vicente e Granadina, Butão, Coreia do Norte, Ilhas Salomão, Mongólia, Nauru, Palau, Samoa e Tajiquistão e Tonga.

Ler mais

Recomendadas

IRS: Novas retenções dão um euro por mês em salários de 750 euros. Já salários de 5.000 euros têm ganho mensal de 35 euros. Veja as simulações

As tabelas de retenção da fonte, que detalham a aplicação do alívio fiscal que consta no Orçamento do Estado, foram hoje publicadas em dezembro, chegando a tempo do processamento dos salários de janeiro. Veja aqui as simulações da EY sobre o impacto efetivo da redução das taxas nos rendimentos das famílias, nos diversos escalões de rendimentos.

Taxas de retenção: Alívio no IRS dá 3,8 euros por mês num salário médio

Tabelas de retenção do IRS já foram publicadas. Trabalhadores dependentes já podem calcular quanto irão descontar todos os meses. Para um salário mensal médio de 1.266 euros, solteiros têm um ganho mensal inferior a quatro euros o que perfaz um aumento do rendimento disponível anual de 53,2 euros. Para casais com mesmo salário e dois filhos ganho anual é de 56 euros.

Salários até aos 686 euros ficam isentos de IRS em 2021

Retenção de IRS começa para quem ganha mais de 686 euros. Alívio no imposto do próximo ano que reflete a redução as taxas de retenção na fonte do IRS no início de 2021. Medida abrange dois milhões de contribuintes e contempla uma redução média (e progressiva) de 2% nas retenções. Trabalhadores dependentes já podem calcular quanto irão descontar todos os meses.
Comentários