[weglot_switcher]

Há agitação mas não existe insegurança. O que sentem os portugueses que estão em Barcelona

Num grupo de viagens do Facebook, as publicações duplicam-se sobre o estado atual de Barcelona. Enquanto uns utilizadores alertam para a confusão nas ruas e para o cancelamento de horários de transportes, há quem considere a situação normal. 
  • Twitter
14 Outubro 2019, 18h11

Com as boas temperaturas de outubro, há muitos portugueses que escolhem tirar férias fora do mês de agosto. A escolha do país vizinho nestes dias por parte de cidadãos portugueses foi elevada, desde Madrid, Maiorca e passando por Barcelona, onde decorrem os protestos devido à decisão do Supremo Tribunal de Espanha.

Num grupo de viagens do Facebook, as publicações duplicam-se sobre o estado atual de Barcelona. Enquanto uns utilizadores alertam para a confusão nas ruas e para o cancelamento de horários de transportes, há quem considere a situação normal.

Um utilizador afirma que demorou 20 minutos para chegar ao aeroporto e que o comboio que utilizou na deslocação estava cheio. Outra utilizadora afirmou que as linhas de metro estavam cortadas e que demorou algum tempo a atravessar as barreiras policiais no aeroporto, embora só tenha sido necessário apresentar o cartão de embarque.

Com o bloqueio do terminal um no aeroporto de Barcelona por parte dos manifestantes, existe a possibilidade de se dirigirem ao terminal dois, sendo que basta mostrar o cartão de cidadão e cartão de embarque, em formato físico ou digital.

Uma utilizadora do mesmo grupo da rede social admitiu não se sentir insegurança nas ruas de Barcelona mas “agitação”. Ao Jornal Económico, um português que vive em Barcelona sustentou que quem vive em Barcelona está “mais que habituado a isto tudo”, embora não queira banalizar o assunto, uma vez que se trata de um assunto político que vem desde 2017 e que trata da independência de uma região.

Ainda assim, a fonte do JE afirma que os próximos dias possam ser piores que hoje, dia em que foi reconhecida a sentença dos nove líder da independência da Catalunha, e que os moradores da cidade e turistas não estão habituados.

Segundo o portal Aeroportos do Mundo, existem 40 voos cancelados e 42 voos atrasados a partir do aeroporto El Prat, em Barcelona. Os voos com destino a Lisboa das companhias Vueling, British Airways, Iberia e Qatar Airways cancelaram os voos que estavam previstos arrancar às 19h15, horário local.

Já os voos com destino a Lisboa, das 20h20, surgem na plataforma como estando programados, sendo este horário pertencente à TAP, Azul, Azores Airlines, Vueling, British Airways, Iberia e Qatar Airways.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.