[weglot_switcher]

“Há-de chegar um dia em que os nossos netos terão de sair do planeta”

João Costa Pinto é o presidente da Proespaço (Associação Portuguesa das Indústrias do Espaço), que representa mais de 90% da oferta empresarial portuguesa na indústria do espaço.
25 Novembro 2017, 10h00

Como foi criada a Proespaço?

Após a adesão de Portugal como Estado membro da ESA (European Space Agency) as empresas que se posicionaram com o objetivo de fornecerem produtos para o Espaço resolveram associar-se. Isso foi de facto impulsionado pelo anterior presidente António Neto da Silva que ao longo de 13 anos conseguiu unir a grande maior parte dessas empresas em torno de um objetivo comum que era o de manter Portugal como Estado membro da ESA e reforçar essa participação.

Quais as vantagens para as empresas associadas?

A união faz a força é um ditado popular que como quase todos encerra sabedoria. De facto quando as várias empresas falam a uma só voz é mais difícil não serem ouvidas. Formalmente não há nenhuma vantagem mas a verdade é que a PROESPAÇO tem sido respeitada quer pelos membros quer pelos organismos públicos.

O aumento das verbas pagas à ESA por Portugal totaliza 30,5 milhões de euros para os próximos seis anos?

Esse foi o valor assumido por Portugal na última reunião ministerial da ESA onde o ministro representante de cada País apresenta o compromisso do seu País. Em Portugal o ministro que tem esse papel  foi sempre o ministro da Ciência Tecnologia e Ensino Superior. Essas reuniões ocorrem de três em três anos.

Em 2017 teremos uma agência espacial nacional?

Em 2017 já não. Estamos quase no fim do ano e é por isso altamente improvável que tal aconteça. Esse assunto foi discutido com a FCT mas ainda não parece haver consenso sobre os moldes em que deveria funcionar tal agência. A PROESPAÇO emitiu um parecer sobre o assunto que enviou para a FCT dado ser a FCT que dentro do ministério da Ciência Tecnologia e Ensino Superior tem o pelouro da ESA.

A faturação anual global das empresas associadas da Proespaço realizam em conjunto cerca de 30 milhões de euros por ano só no Espaço?

Esse é um tipo de informação difícil de recolher. A verdade é que o investimento de Portugal na ESA tem um efeito multiplicador na economia mas não significa que seja triplicado em faturação dos projetos do espaço. Parece-me por isso difícil de concordar com esse número. No entanto também não tenho um número para contrapor. Os analistas referem um efeito multiplicador de quatro, mas mais uma vez não diretamente em faturação nos projetos do Espaço.

Na sua opinião, como está o setor espacial português?

Há uma certa tendência para transformar o setor espacial numa atividade de retorno económico rápido. Isso em termos de Espaço significa duas vertentes, telecomunicações e serviços de observação da Terra. No entanto o Espaço tem muito mais do que isso só que com processos mais lentos como sejam a exploração cósmica cientifica e a exploração de corpos celestes. Estes domínios em particular o segundo poderão representar retornos muito maiores mas também com maior custo de investimento. Mas se ninguém o fizer jamais o atingiremos. Há-de chegar um dia em que os nossos netos terão de sair do planeta. É dever da humanidade trabalharmos na preparação desse caminho, mesmo que de momento só seja investimento.  É uma atividade que demora muitos anos e por isso tem se trabalhar já nela, caso contrário quando for necessário será demasiado tarde.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.