[weglot_switcher]

“Há efetivamente uma necessidade de mudança na Madeira”

Miguel Gouveia acredita que o PS poderá vencer as regionais. O autarca destaca que Cafôfo tem capacidade de diálogo para forjar coligações.
16 Julho 2019, 07h45

Faltam três meses para as eleições regionais. O PS tem realmente hipóteses de vencer? Quais é que são as vossas perspetivas?
Há dois partidos com hipótese de vencer: ou o PSD ou o PS. Formar Governo, o caso já muda de figura. Mas se a normalidade imperar, um dos cabeça-de-lista do PS ou do PSD será o presidente do próximo Governo. Estas eleições são aquelas em que o PS apresenta-se com melhores probabilidades, com um projeto válido de quebrar com a hegemonia de um partido que gere os destinos da região durante 43 anos. Parece-me que o PStem-no feito da forma correta, não tem fechado portas a ninguém, os Estados Gerais têm permitido aduzir muito conhecimento. Se os madeirenses reconhecerem que o trabalho que tem vindo a ser efetuado na construção de um programa merece ser implementado, acho que há boas possibilidades de haver a tal alternância.

Na eventualidade do PS vir a vencer, há aliados naturais para conseguir formar um Governo, se houver essa necessidade?
Sobre os aliados naturais, eu costumo olhar para a câmara. Nós temos aqui uma coligação que se manteve entre o PS e o Bloco de Esquerda, entretanto uns partidos têm saído, outros têm entrado, mas esses dois partidos conseguiram no Funchal encontrar alguma estabilidade governativa. Acho que isso pode ser um bom prenúncio para as regionais. No entanto, aquilo que os resultados apontam é que pode não ser suficiente dois partidos para formar governo, e aí há que encontrar quer à esquerda, quer ao centro ou à direita. Nisso acho que o Paulo Cafôfo tem todo o mérito de conseguir gerir duas coligações aqui na Câmara do Funchal, conseguindo sempre encontrar consensos ora à esquerda, ora à direita, ora ao centro, para implementar aquilo que é necessário, aquilo que são as melhores medidas aqui no Funchal. Se há pessoa que o consegue fazer, será Paulo Cafôfo com certeza.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor. Edição do Económico Madeira de 5 de julho.

[frames-chart src=”https://s.frames.news/cards/oe2019-municipios/?locale=pt-PT&static” width=”300px” id=”895″ slug=”oe2019-municipios” thumbnail-url=”https://s.frames.news/cards/oe2019-municipios/thumbnail?version=1545246555553&locale=pt-PT&publisher=www.jornaleconomico.pt” mce-placeholder=”1″]

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.