[weglot_switcher]

Há mais 167 mil passes em Lisboa e Porto desde a redução dos preços

O Governo pretende investir 900 milhões de euros em transportes públicos. “Há menos carros a circular nas maiores cidades e há mais pessoas a viajarem em transportes públicos”, diz o secretário de Estado da Mobilidade José Mendes.
14 Junho 2019, 09h01

O Governo faz um balanço positivo da medida de redução dos passes dos transportes públicos. Desde que entrou em vigor em abril já foram emitidos mais 167 mil passes, 116 milhões de euros do Estado e das autarquias para reduzir o valor dos passes cobrados aos passageiros, menos carros nas cidades e um investimento de 900 milhões de euros em novos equipamentos para os transportes públicos.

Estes são alguns indicadores revelados pelo secretário de Estado da Mobilidade José Mendes em entrevista à edição semanal do Jornal Económico (acesso pago).

“Há menos carros a circular nas maiores cidades e há mais pessoas a viajarem em transportes públicos”, diz o governante na entrevista. “O sistema está menos poluentes e mais sustentável”, acrescenta.

O Governo pretende investir 900 milhões de euros em transportes públicos, anunciou. “O investimento será feito na expansão das redes, em novas carruagens, em novas embarcações fluviais. Ou seja, quase mil milhões de euros estão a ser investidos no sistema de transportes”, destacou José Mendes.

“Há um investimento público que está a ser feito e os privados vão atrás. A Carris vai adquirir 195 novos autocarros amigos do ambiente, elétricos ou a gás natural. A STCP no Porto vai comprar 274 novos autocarros, um investimento de 70 milhões de euros. Todos elétricos ou a gás natural. A frota naval vai ter um aumento de 10 novos navios. O metro de Lisboa vai ter 14 novas composições triplas a circular e no Porto temos 18 composições em concurso. A CP vai ter 22 novas composições”, disse José Mendes na entrevista.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.