[weglot_switcher]

Há quase 34 mil novas empresas em Portugal desde o início do ano

Setúbal, Braga, Aveiro e Faro assumem protagonismo na criação de empresas com 8.637 novas empresas desde o início do ano, num total de perto de 34 mil novas constituições. Transportes e construção são os sectores responsáveis pela maior fatia do crescimento da constituição de novas empresas. Já as insolvências registam queda de 10%.
9 Setembro 2019, 13h43

Até 31 de agosto de 2019, foram criadas em Portugal 33.968 novas empresas, mais 3.348 (mais 9,8%) do que no mesmo período de 2018, ano em que foi batido o recorde de constituição de empresas no país, revela o barómetro da D&B. Só em quatro distritos como Setúbal, Braga, Aveiro e Faro viram nascer este ano 8.637 novas empresas

Segundo este barómetro, todos os distritos ganham novas empresas face a 2018, mas Setúbal, Braga, Aveiro e Faro “confirmam grande dinamismo empreendedor”. No seu conjunto, estes quatro distritos viram nascer este ano 8.637 novas empresas, o que representa um terço do total do crescimento, retirando algum protagonismo aos distritos de Lisboa e Porto, que, no entanto, mantêm a liderança em número de novas empresas.

Construção e transportes com 80% das novas empresas

Os setores dos transportes e da construção são os principais responsáveis pelo crescimento da constituição de novas empresas até 31 de agosto de 2019, representando quase 80% desse crescimento, num total de 5303 novas empresas.

Nos transportes nasceram mais do dobro das empresas (mais 115%) do que no período homólogo, num total de 1.495 novas empresas Uma subida, segundo a D&B, totalmente suportada pelo subsetor do ‘transporte ocasional de passageiros em veículos ligeiros’, sobretudo nos distritos de Lisboa, Porto e Faro.

Já na construção, segundo este barómetro, nasceram 3.808 empresas (mais 29,7%), um crescimento transversal a todos os subsetores e distritos, ainda que com algum protagonismo de Porto, Lisboa e Setúbal.

Segundo o barómetro da D&B, no alojamento e restauração nasceram 3.642 novas empresas.

Atividades imobiliárias com menos empresas em Lisboa

Segundo o barómetro D&B, as atividades imobiliárias, um dos setores que protagonizou uma grande vaga de empreendedorismo nos anos mais recentes, registou a maior queda em novas empresas face ao período homólogo, com menos 179 empresas (menos 5,7%) criadas em 2019 e com o distrito de Lisboa a contribuir na totalidade para esta queda.

Menos 8,8% de encerramentos

A D&B á ainda conta de que, até final de agosto, registaram-se 9.571 encerramentos de empresas, uma descida de 8,8% face ao período homólogo e que é transversal a quase todos os distritos. “Os setores da Indústria, Grossistas, Construção e Retalho são responsáveis pela totalidade da descida dos encerramentos”, explica o barómetro.

A D&B destaca ainda que 1.463 empresas iniciaram este ano um processo de insolvência, menos 10% que no período homólogo, realçando que “esta descida é transversal a todos os setores com a exceção das Indústrias, Transportes e Agricultura e outros recursos naturais, os únicos a registar mais insolvências do que no ano anterior”.

 

 

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.