[weglot_switcher]

Há quatro princípios básicos para investir. Saiba quais

A saúde das suas finanças pessoais exige uma gestão responsável e equilibrada. Para garantir essa sustentabilidade, o Banco de Portugal aconselha a destinar uma parte dos seus rendimentos à poupança. O segredo das suas finanças poderá estar aí: investir em poupanças.
15 Dezembro 2018, 12h00

De acordo com o portal “Todos Contam”, gerido pelo Banco de Portugal (BdP), investir nas suas poupanças é um garante da sua saúde financeira. Para tal, existem quatro princípios básicos que, caso os domine, poderá salvaguardar a sua sustentabilidade em situações imprevistas de grande impacto financeiro, nomeadamente, em caso de desemprego, um acidente, doença ou despesa inesperada.

O BdP aconselha a que lembrar-se de que tão importante como definir a quantia a colocar regularmente de lado é conhecer as regras para um investimento responsável. Assim, é importante escolher aplicações financeiras adequadas aos seus objetivos. Para uma rendibilidade ajustada às suas expectativas, conheça estes princípios básicos na escolha de uma aplicação financeira:

  1. Conhecimento – Estude as características das aplicações escolhidas e avalie previamente os seus riscos;
  2. Analise – Acompanhe o comportamento das aplicações ao longo do tempo e compare-o com o de alternativas disponíveis no mercado;
  3. Segurança – Evite por em risco a poupança do agregado familiar;
  4. Diversifique – Pondere a diversificação das aplicações financeiras.

Estas aplicações vão ajudar a que crie um hábito de poupança, cujo o objetivo possa ser, ainda, o de comprar bens ou serviços ou realizar um projeto, ou ainda realizar uma viagem, comprar um carro, uma casa, financiar estudos ou iniciar um negócio. “Fazer uma gestão financeira equilibrada ao longo da vida passa ainda por destinar uma componente da poupança à constituição de um complemento de reforma”, conclui o portal “Todos Contam”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.