[weglot_switcher]

Há um novo instrumento para testar competências digitais

O Quadro Dinâmico de Referência de Competência Digital vai certificar o nível digital dos portugueses, quer por autodiagnóstico, quer por entidades certificadoras.
13 Outubro 2019, 18h15

A Iniciativa Nacional em Competências Digitais e.2030 lançou o Quadro Dinâmico de Referência de Competência Digital (QDRCD), um instrumento de avaliação as aptidões digitais da população. Baseado no Quadro Europeu de Competências Digitais para Cidadãos, o QDRCD tem três objetivos principais: apoiar a definição de políticas e estratégias; desenhar programas de educação e avaliar e certificar competências, quer por autodiagnóstico, quer por entidades certificadoras.

O documento contempla cinco áreas de competência: Literacia da Informação, Comunicação e Cidadania, Criação de Conteúdos, Segurança e Privacidade, e Desenvolvimento de Soluções. O nível de proficiência, que inclui exemplos de uso no dia-a-dia, vai do básico ao altamente especializado.

O QDRCD, que está disponível no site do INCoDe.2030, foi desenvolvido em colaboração com a Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP), a Direção-Geral de Educação (DGE), a Direção-Geral da Qualificação dos Trabalhadores em Funções Públicas (INA), a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) e os doutores António Moreira e Margarida Lucas, da Universidade do Aveiro.

PCGuia

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.