[weglot_switcher]

Hackers bloquearam mais de 30 organismos públicos só este ano

O último caso conhecido foi o da Câmara Municipal de Vinhais, em Bragança, que ainda se está a tentar recuperar os dados capturados pelos hackers, desde o ataque da semana passada
  • Kacper Pempel / Reuters
22 Outubro 2019, 09h03

Desde o início de 2019, mais de 30 organismos públicos foram alvo de ataques informáticos, avança o ‘Jornal de Notícias’ esta terça-feira, 22 de outubro. Em causa estão o sequestro de sistemas informáticos de câmaras municipais, juntas de freguesias e agrupamentos de escolas, em que os hackers pedem resgates.

O último caso conhecido foi o da Câmara Municipal de Vinhais, em Bragança, que ainda se está a tentar recuperar os dados capturados pelos hackers, desde o ataque da semana passada. O fenómeno de ‘ransomware’, que tem o hábito de afetar empresas privadas, está a afetar agora os organismos públicos portugueses.

Os vírus lançados pelos hackers seguem, normalmente, por e-mail para um ou mais funcionários da empresa, de forma a afetar o maior número de vítimas. Após entrar no servidor da empresa e bloquear o acesso, os ‘piratas informáticos’ pedem um resgate, muitas vezes, em bitcoins.

O vírus informático ‘WannaCry’ foi o maior ataque dos últimos tempos, tendo acontecido globalmente quando decorria 2017.Só este ano, o Centro Nacional de Cibersegurança já registou 21 casos de resgate informático.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.