[weglot_switcher]

Hackers roubam 85 milhões de dólares em criptomoeda por uma “boa causa”

Um grupo de piratas informáticos roubou 32 milhões de dólares em Ether de uma carteira virtual na blockchain Ethereum. Para prevenir males maiores, um outro grupo de hackers esvaziou o remanescente da carteira… 85 milhões de dólares.
21 Julho 2017, 12h51

O WHG (White Hat Group), um grupo anónimo de piratas informáticos “do bem”, roubou 85 milhões de dólares (perto de 73 milhões de euros) de uma popular carteira virtual na blockchain Ethereum. Mas por uma boa causa. Pelo menos de acordo com o post que os próprios colocaram na rede social Reddit.

“O White Hat Group tomou conhecimento de uma vulnerabilidade numa versão específica do um contrato multisig comummente utilizado”, explica o post, referindo-se à vulnerabilidade existente na carteira Parity, muito popular na blockchain Ethereum para guardar Ether, explorada por um grupo desconhecido de piratas informáticos. “Como esta vulnerabilidade era fácil de explorar, [o grupo] tomou as ações necessárias para esvaziar todos os contratos multisig que conseguiram encontrar, o mais rapidamente possível. Obrigado à Comunidade Ethereum, que ajudou a encontrar estes contratos vulneráveis”, pode ler-se no post.

No fundo, o que aconteceu foi que este grupo de hackers descobriu uma vulnerabilidade que estava a ser explorada por outros piratas, que já haviam roubado um total de 32 milhões de dólares de vários contratos. Para prevenir males maiores, o WHG resolveu roubar ele próprio todo o Ether que conseguiu encontrar, ou seja, 85 milhões de dólares.

Mas prometem devolver o dinheiro, como diz também o post colocado na rede Reddit. Além de oferecer a morada da carteira onde estão localizados os fundos, o post afirma que “se tem um contrato multisig que foi esvaziado, por favor, seja paciente. Estamos a criar um novo contrato multisig com as mesmas características do seu contrato antigo, mas sem a vulnerabilidade, e devolveremos os seus fundos para esse contrato”.

O site Mashable tentou contactar o autor do post no Reddit para conhecer a identidade dos membros do WHG, as suas motivações e planos para o futuro, mas sem sucesso.

A pergunta de 85 milhões de dólares é: irá o WHG devolver, de facto, o dinheiro que tem “guardado”?

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.