[weglot_switcher]

‘Hackers’ tentam aceder a telemóveis para fraudes bancárias

Os piratas informáticos estão a levar os utilizadores a descarregar aplicações falsas. Os bancos portugueses já começaram a alertar os seus clientes para o problema.
  • REUTERS / Dado Ruvic
7 Maio 2018, 09h14

As fraudes bancárias já chegaram aos telemóveis e os bancos portugueses começaram a alertar os seus clientes para o problema. O “Correio da Manhã” (CM) revela na sua edição de terça-feira que os hackers estão a pedir aos utilizadores para descarregarem aplicações falsas nos telemóveis obtendo, deste modo, as passwords, para terem acesso às suas contas bancárias. O modo é idêntico ao já praticado nos computadores através de emails.

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) e o Millenium bcp (BCP) estão já a alertar os seus clientes para os cuidados que devem ter com os seus telemóveis. Uma fonte oficial do BCP referiu ao CM que estas aplicações “executam ações não autorizadas e têm a capacidade de manipular as páginas apresentadas ao utilizador”, e que em “caso de dúvida” os clientes devem entrar em contato com o banco.

De acordo com o Relatório Anual de Segurança Interna em 2017, o total de processos abertos por ataques informáticos foi de 535, com os processos de recolha de informação fraudulenta a descerem para os 216, menos 20 do que os registados em 2016.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.