As fraudes bancárias já chegaram aos telemóveis e os bancos portugueses começaram a alertar os seus clientes para o problema. O “Correio da Manhã” (CM) revela na sua edição de terça-feira que os hackers estão a pedir aos utilizadores para descarregarem aplicações falsas nos telemóveis obtendo, deste modo, as passwords, para terem acesso às suas contas bancárias. O modo é idêntico ao já praticado nos computadores através de emails.
A Caixa Geral de Depósitos (CGD) e o Millenium bcp (BCP) estão já a alertar os seus clientes para os cuidados que devem ter com os seus telemóveis. Uma fonte oficial do BCP referiu ao CM que estas aplicações “executam ações não autorizadas e têm a capacidade de manipular as páginas apresentadas ao utilizador”, e que em “caso de dúvida” os clientes devem entrar em contato com o banco.
De acordo com o Relatório Anual de Segurança Interna em 2017, o total de processos abertos por ataques informáticos foi de 535, com os processos de recolha de informação fraudulenta a descerem para os 216, menos 20 do que os registados em 2016.
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