[weglot_switcher]

Haitong Bank liderou a emissão de obrigações da Mota-Engil num sindicato que incluiu CaixaBI, Finantia e Novobanco

Nesta emissão, a Mota-Engil compromete-se a melhorar um indicador (KPI) de modo a alcançar a uma meta de desempenho de sustentabilidade (SPT) em 31 de dezembro de 2025; caso a emitente não cumpra esse objetivo, pagará uma remuneração adicional de 1,25 euros por obrigação Mota-Engil 2026 na data de reembolso final do empréstimo.
29 Novembro 2021, 17h59

O Haitong Bank, conclui com sucesso a emissão de Obrigações da Mota-Engil, a primeira emissão pública ligada a Sustentabilidade de um corporate em Portugal, realça o banco em comunicado.

Hoje a construtora concluiu a sua emissão de dívida sustentável. A procura por parte dos investidores teve uma procura superior a 155 milhões de euros, superando a oferta em mais de 45 milhões. Isto é, a procura das obrigações da construtora portuguesa superou os 110 milhões de euros previstos na oferta definida e a  operação contou com mais de 4.800 investidores.  A emissão tem o prazo de 5 anos, com uma taxa de juro fixa anual de 4,25%.

O banco de investimento português de capitais chineses participou na qualidade de Coordenador Global Conjunto na emissão de obrigações ligada a Sustentabilidade da Mota-Engil SGPS. O Haitong foi acompanhado pelo CaixaBI, pelo Banco Finantia e pelo Novobanco.

“A transação foi realizada através de uma oferta pública de subscrição e duas ofertas públicas de troca relativas às obrigações dos empréstimos obrigacionistas Mota-Engil 2018/2022 e Mota-Engil 2018/2023. A oferta teve como destinatários dois segmentos distintos: o Segmento Profissionais e Contrapartes Elegíveis e o Segmento Geral”, refere o Haitong.

A emissão de obrigações ligada a Sustentabilidade da Mota-Engil 2026 – a primeira emissão através de subscrição pública desta natureza por parte de um corporate em Portugal – é suportada por uma Second-Party Opinion emitida pela S&P Global Ratings, que confirmou o alinhamento desta emissão com os Sustainability Linked Bonds Principles.

Nesta emissão, a Mota-Engil compromete-se a melhorar um indicador (KPI) de modo a alcançar a uma meta de desempenho de sustentabilidade (SPT) em 31 de dezembro de 2025; caso a emitente não cumpra esse objetivo, pagará uma remuneração adicional de 1,25 euros por obrigação Mota-Engil 2026 na data de reembolso final do empréstimo.

A Mota-Engil compromete-se a divulgar no seu Relatório de Sustentabilidade a informação relevante para a análise do desempenho do KPI implícito na emissão.

O Haitong explica que foi realizado um roadshow com a presença da equipa de gestão da Mota-Engil que, através de teleconferências, divulgou o novo plano estratégico após o acordo de investimento com a China Communications Construction Company Ltd a um amplo grupo de investidores profissionais europeus.

“A operação contou com a participação de mais de 4.836 investidores. No Segmento Profissionais e Contrapartes Elegíveis participaram seguradoras, fundos de pensões, gestoras de ativos, bancos e entidades de private banking, em Portugal, Espanha e Suíça”, refere o banco.

“Enquanto organizador desta emissão, o Haitong Bank reforça o seu papel de banco de referência das empresas portuguesas que pretendem aceder ao mercado de capitais, através da adoção de soluções inovadoras e assentes em princípios de sustentabilidade, as quais lidera no mercado português. Por outro lado, a Mota-Engil entra assim num grupo selecionado de emitentes em Portugal de obrigações ligadas a Sustentabilidade”, conclui o banco.

 

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.