[weglot_switcher]

Harry e Meghan perdem títulos reais e vão devolver perto de três milhões de euros aos contribuíntes

O duque e a duquesa de Sussex perdem os títulos reais a partir da Primavera. O Palácio de Buckingham emitiu este sábado um comunicado, no qual dá conta do novo acordo com a família do neto.
18 Janeiro 2020, 19h47

O príncipe Harry e Meghan Markle vão devolver os seus títulos reais de duque e duquesa e não vão receber fundos públicos para tarefas reais, anunciou o Palácio de Buckingham este sábado, 18 de janeiro em comunicado, revela a “CNN”.

O duque e a duquesa de Sussex pretendem pagar 2,4 milhões de libras (perto de três milhões de euros) em dinheiro dos contribuintes pela reforma de Frogmore Cottage, que continuará a ser a sua casa de família no Reino Unido.

Num comunicado divulgado hoje, a rainha Isabel II manifestou-se “satisfeita” com o acordo alcançado.

“Juntos encontrámos uma forma construtiva de cuidar do meu neto e da sua família. Harry, Meghan e Archie serão sempre membros muito amados da minha família”, fez saber a rainha britânica.

“Reconheço os desafios que tiveram que enfrentar em resultado do escrutínio intenso de que foram alvo nos últimos dois anos e apoio o seu desejo de terem uma vida mais independente”, disse ainda a monarca.

“A esperança de toda a minha família é que este acordo lhes permita começarem uma nova vida feliz e em paz”, acrescentou Isabel II.

O casal também não representará mais formalmente a rainha Isabel II. A intenção dos Duques de Sussex em abandonar os títulos reais e, consequentemente, abdicar da Coroa Britânica, foi ditada na passada quarta-feira, 8 de janeiro, sendo que a bênção da matriarca foi dada quase uma semana depois.

O encontro aconteceu na casa de campo da Rainha Isabel II, em Sandringham. Cerca de três horas após o início do encontro, saiu o veredicto: Sua Majestade apoia o desejo do neto Harry e da sua mulher, Meghan Markle. “Hoje, eu e a minha família tivemos discussões construtivas sobre o futuro do meu neto e da sua família”, lê-se no comunicado da Casa Real britânica.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.