[weglot_switcher]

Harvey: danos podem chegar aos 180 mil milhões, diz governador do Texas

“Há um longo caminho a percorrer para reconstruirmos a quarta maior cidade dos Estados Unidos, bem como toda a região geográfica”, afirmou Greg Abbott.
3 Setembro 2017, 17h02

O furacão Harvey, que devastou o estado norte-americano do Texas, poderá ter causado estragos no valor de 150 a 180 mil milhões de dólares. Depois de terem sido feitas várias estimativas, incluindo por seguradoras, o valor é agora indicado pelo governador do Texas, Greg Abbott.

Com início a 25 de agosto, Harvey foi o furacão mais forte a afetar o Texas em 50 anos, já superou os danos causados pelos furacões Katrina, que afetou Nova Orleães em 2005, ou Sandy, que devastou Nova Iorque em 2012. A catástrofe natural causou a morte de 47 pessoas, estragos em mais de 480 quilómetros e deixado cerca de um milhão de pessoas desalojadas.

“O Katrina causou, se bem me lembro, mais de 120 mil milhões de dólares em estragos, mas quando olhamos para o número de casas e negócios afetados, acho que [o Harvey] custará bem mais de 120 mil milhões, provavelmente entre 150 e 180 mil milhões de dólares”, explicou Abbott à Fox News, acrescentando: “É muito mais que o furacão Sandy”.

A administração de Donald Trump pediu ao Congresso um valor inicial de 7,85 mil milhões de dólares para a recuperação das zonas afetadas, sendo que Abbott classificou o pedido como um “adiantamento”. “Há um longo caminho a percorrer para reconstruirmos a quarta maior cidade dos Estados Unidos, bem como toda a região geográfica”, acrescentou o governador do Texas.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.