[weglot_switcher]

Health Cluster Portugal na Alemanha para analisar mercado

O cluster alemão da saúde é gigantesco e os agentes portugueses têm todo o interesse numa aproximação àquele mercado. Mas a concorrência aconselha a iniciativas conjuntas.
18 Novembro 2019, 06h50

O Health Cluster Portugal organiza a partir de hoje uma missão à Alemanha composta por 15 entidades nacionais, com o objetivo de promover a marca Health Portugal. Genericamente, a missão irá deslocar-se à feira MEDICA, a maior feira europeia na área das tecnologias da saúde, a que se seguirá uma visita ao cluster da indústria da saúde do North-Rhine Westphalia.

O setor da saúde na Alemanha é gigantesco: gera movimentos de 376 mil milhões de euros em despesas e agrega 7,3 milhões de empregos – entre os quais cerca de 385 mil médicos. Naquele país há 1.942 hospitais e mais de 20 mil farmácias. Além disso, 72 milhões de pessoas têm seguro de saúde público e nove milhões têm seguro de saúde privado.

É a todo este potencial que o segmento nacional quer aproximar-se. A visita foi antecedida por uma conferência organizada pelo Health Cluster Portugal e a AICEP, que se chamou ‘Em foco Alemanha – Cluster da Saúde’ e que se realizou no passado mês de setembro no Porto – e onde foi possível detetar um forte interesse nacional por aquele mercado.

Mas, dadas as proporções do cluster germânico, a concorrência também é muita, com diversos países a convergirem para o território alemão na tentativa de usufruirem da sua dimensão. Sendo o cluster nacional pequeno em termos europeus, terá toda a vantagem em seguir viagem em conjunto. É isso que o Health Cluster pretende conseguir com a organização do seminário e da viagem.

A feira que a comitiva irá visitar teve, na sua edição de 2018, mais de 120 mil cvisitantes, dos quais cerca de 66% eram oriundos de países exteriores à Alemanha. Segundo dados fornecidos pela organização, do total de visitantes, cerca de 47% ocupam posições com poder de decisão e 42% ocupam posições de apoio à decisão.

As instituições que compõem a comitiva portuguesa são empresas da área de soluções tecnológicas, investigação, ensino, prestação de cuidados.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.