Herança ou divórcio: saiba como tratar a questão de forma rápida e simples

Um dos métodos mais práticos passa por se dirigir a um balcão das heranças e divórcios com partilha do património conjugal.

Divórcios e heranças são dois dos processos que mais se podem prolongar devido às burocracias que envolvem. No entanto, existe um meio mais prático para que o assunto possa ser resolvido. De acordo com o portal dos ‘Direitos e Deveres do Cidadão’ da Fundação Manuel dos Santos, esse método passa por se deslocar a um balcão das heranças e divórcios com partilha do património conjugal.

Este espaço permite ultrapassar obstáculos burocráticos e formalidades dispensáveis, em atos de natureza notarial e de registo e simplificar os procedimentos associados a partilhas de heranças, em caso de morte, ou do património conjugal, em caso de divórcio.

Os balcões funcionam em todos os serviços de registo civil e em algumas conservatórias do registo predial e de uma só vez pode realizar várias operações, como proceder à habilitação de herdeiros, partilha de bens de uma herança e aos correspondentes registos, ou realizar todo o processo de divórcio, a partilha do património conjugal e o registo dos bens partilhados.

Uma das vantagens ao deslocar-se a um destes balcões é o facto dos custos do serviço serem menores, do que os procedimentos tradicionais.

Relacionadas

Divórcios aumentam 1,6% na Madeira

Em 2016, 61,5% dos divórcios foram decretados por ‘mútuo consentimento’. Destes, 36,3% tiveram duração entre 10 e 19 anos, revela a direção regional de saúde.

Dívida: quando a herança traz um ‘presente’… quem é que paga a conta?

Sabe que, para ficar com os seus bens, os seus familiares terão de pagar mais de 400 euros só em papelada obrigatória? Ou quantos passos são necessários até a herança ser do herdeiro? E se a herança contiver uma dívida? Neste artigo vai ficar a conhecer quais os gastos que as famílias têm e algumas dicas para evitá-los.
Recomendadas

Superbrands: há uma marca portuguesa entre as 10 preferidas pelos consumidores

Dentro dos setores avaliados, aqueles mais relevantes são os de motores, eletrónica e moda de consumo, superfícies comerciais e desporto.

Respostas Rápidas. O que são as transferências imediatas?

É possível, desde esta terça-feira, fazer transferências imediatas entre contas bancárias portuguesas e a ideia é que seja generalizado aos 34 países da SEPA. Perceba como funciona e o que implica.

Tarifa social da água: municípios sem regras uniformes, alerta Deco

A Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor fez as contas e concluiu que a tarifa social da água, saneamento e resíduos não é igualmente distribuída pelos cidadãos: 99 em 383 câmaras não a aplicam em nenhum serviço. Mas mesmo entre as que a adotam, existem incongruências nos critérios, alerta a Deco.
Comentários